CI

Parque da Pecuária/AL recebe 2º Leilão de Muares, Jumentos Pêgas e Pampas

Criadores de Alagoas, Bahia e Tocantins irão apresentar cerca de 40 lotes com jumentos pêga


No dia 30 de outubro acontecerá no Parque José da Silva Nogueira (Parque da Pecuária), o segundo leilão de Muares, Jumentos Pêgas e Pampas de Alagoas. O evento, marcado para iniciar a partir das 10h, deve reunir criadores, investidores de várias regiões do País.

Criadores de Alagoas, Bahia e Tocantins irão apresentar cerca de 40 lotes com jumentos pêga. Entre os animais, serão ofertados machos registrados; machos para a reprodução de muares e jumentos pêgas com até dois anos, além de mulas domadas (sela); mulas (potras) em início de doma; burros (potros) em início de doma e burro (potro) em regime de pasto e recém-apartado.

O jumento pêga é uma raça de origem brasileira, oriunda do cruzamento de jumentos egípcios e jumentos africanos desde 1810. São utilizados tanto para trabalhos de força, no dia-dia do campo, quanto para passeios e concursos de marcha.

De acordo com o criador Manuel Valente, um dos expositores do leilão, esses animais são excelentes para passeio e possuem muita força. “O reprodutor consegue imprimir no seu produto suas características. Quando cruzamos um jumento com uma égua, o resultado deste cruzamento é um muar. Esses animais tendo um andamento marchado são utilizados em cavalgadas, passeios, romarias, e também na lida da fazenda com o gado”, explicou.

A grande novidade deste ano é o jumento pampa, tendo como principal característica uma pelagem bem exótica (preto e branco), são animais que tem geralmente duas ou três cores.

No leilão está prevista a realização do segundo campeonato de marcha e do segundo prêmio de velocidade de muares, "que foi o maior sucesso ano passado" destacou Manuel.

As informações são da assessoria de imprensa do evento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.