CI

Pecuaristas apostam em manejo sustentável do pasto

Iniciativa leva a produtores ferramentas tecnológicas


Foto: Divulgação

Em 25 de setembro, é comemorado o Dia da Sustentabilidade. E, na pecuária, é fundamental adotar práticas que ajudem a preservar os recursos naturais, aumentando a produtividade agropecuária sem expandir a área de pasto, e reduzir as emissões de gases de efeito estufa. A recuperação de áreas degradadas é uma das principais ações que devem ser realizadas pelo pecuarista e a Corteva Agriscience, por meio da Linha Pastagem - que há 65 anos – incluindo as empresas legadas -, oferece iniciativas como o Hectare-S, que integra o programa Plataforma-S, ajudando o pequeno produtor a recuperar pastagens degradadas, reduzindo a emissão de gases do efeito estufa, assim, promovendo sustentabilidade e rentabilidade, com mais produção de carne e leite.

“Neste Dia da Sustentabilidade, os olhares estão voltados para o que os pecuaristas estão fazendo para promover uma pecuária sustentável. Neste segmento, em específico, a degradação de áreas de pastagem, seja por uso excessivo, manejo inadequado ou erosão, ocorre perda de fertilidade do solo, diminuição da produtividade e liberação de maiores quantidades de gases de efeito estufa, é um desafio. Essa recuperação de área promove grande sequestro de CO2, tornando a propriedade mais sustentável. Por isso, é necessário implementar iniciativas que recuperem o pasto. Com isso, a Linha Pastagem está ao lado do pecuarista e promove ações como o Hectare-S, oferecendo suporte completo para melhorar a produtividade em pequenas propriedades, que contam com menor tecnificação e investimento, e assim aumentar a sua rentabilidade, com sustentabilidade”, destaca Rodrigo Takegawa, Líder de Marketing das Linhas Pastagem e Floresta da Corteva Agriscience para o Brasil e Paraguai.

Propriedade tocantinense aumentou produção de leite com rentabilidade

Uma das propriedades contempladas com o Hectare-S foi a Chácara Coração de Ouro, em Nova Olinda (TO), do Rosimar da Silva, mais conhecido como Bega Boiadeiro, que investe na pecuária leiteira, mas também produz mandioca e banana, em um total de oito alqueires.

Silva conta que, mesmo com uma atuação de mais de duas décadas na pecuária, havia dificuldade em manter a rentabilidade e a sustentabilidade. O rebanho, com cerca de 25 vacas, não trazia o retorno financeiro esperado. Com os custos de alimentação do gado cada vez maiores, a fazenda tornou-se cada vez menos sustentável financeiramente. “As pastagens aqui eram sempre fracas, não aguentavam o gado que a gente tinha. Em quatro dias eu precisava tirar o gado do pasto, e só colocar de volta depois de 30 ou 35 dias. Com isso eu gastava muito, porque tinha que comprar ração para complementar. Não dava nada de lucro”, conta o produtor.

Foi neste momento que a Corteva entrou na vida do pecuarista. Em parceria com a Terrafós, distribuidor comercial da companhia na região do Tocantins, a Chácara Coração de Ouro foi eleita uma das integrantes do projeto Hectare-S. A equipe técnica fez um levantamento para identificar o que seria necessário para que a propriedade se tornasse mais produtiva, implementando uma série de ações na fazenda, como a reforma do pasto em um alqueire da propriedade.

Segundo Takegawa, o objetivo do projeto é mostrar ao produtor que o investimento na reforma do pasto era totalmente viável e conseguia se pagar dentro da realidade de produção da fazenda. “Nós fizemos uma conta de viabilidade econômica posterior à implantação do projeto, e mostramos que com o incremento de produtividade que ele teve, desde o aumento de capacidade até crescimento da quantidade de leite produzido, seria possível pagar todo o investimento feito em tecnologias”, conta.

“Agora estou fazendo a rotação com as vacas só nessa parte da propriedade em que a Corteva implementou o Hectare-S. Isto reduziu o meu gasto e o pasto, hoje, cresce mais bonito, com um capim de qualidade. Além disso, o projeto também melhorou a estrutura da fazenda, que agora conta com quatro piquetes, corredor e tanque para o gado beber água”, finaliza pecuarista, que destaca que, após a implantação do projeto, a produção diária de leite na fazenda dobrou de tamanho, passando de 25 litros por dia para 45 a 50 litros.

Hectare-S integra programa da Corteva para valorizar práticas sustentáveis na pecuária

O Hectare-S faz parte da Plataforma-S, projeto desenvolvido pela Linha Pastagem da Corteva e lançado em 2020. A ação é desenvolvida para valorizar as melhores práticas sustentáveis na pecuária como referências a serem seguidas por toda a cadeia de produção de carne e leite. A Plataforma-S também engloba o portfólio de herbicidas da Linha Pastagem, que reforça o seu compromisso com a sustentabilidade por meio de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para o manejo das áreas de pastagem.

“O controle das invasoras com as inovações da Linha Pastagem melhora o sistema de produção das fazendas, aumentando a disponibilidade de forragem. Consequentemente, reduz a abertura de novas áreas, promovendo uma pecuária sustentável. Vale lembrar que, além desses fatores, os produtos da Corteva possuem formulações concentradas, rendendo muito mais, tratando mais área com menor quantidade de produto”, observa Takegawa.

A Plataforma-S também investe em ações de consultoria de boas práticas de manejo e controle de degradação, reunindo um conjunto de iniciativas, alinhadas ao propósito e valores da Corteva, para o desenvolvimento de uma pecuária sustentável, produtiva e rentável. O projeto ajuda a provar que, com boas práticas e custo-benefício adequado, é possível aumentar a capacidade de suporte animal que hoje está presente nas pequenas fazendas. O objetivo é que futuramente esses pecuaristas compartilhem essas boas práticas com colegas de outras propriedades.

Além do Hectare-S, a Plataforma-S congrega os projetos Pecuarista-S (estudo que reúne propriedades sobre redução de pegada de carbono nas fazendas), Escola-S (reforma de escolas rurais, indicadas pelos Pecuaristas-S) e Ambiental-S (que recupera nascentes e matas ciliares).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.