Pecuaristas dos EUA não querem carne brasileira
CI
Imagem: Pixabay
PECUÁRIA

Pecuaristas dos EUA não querem carne brasileira

"A reivindicação ocorre num momento em que os EUA elevam as compras de carne bovina brasileira"
Por: -Leonardo Gottems

As associações que representam pecuaristas nos Estados Unidos NCBA e R-Calf enviaram correspondências ao secretário da Agricultura Tom Vilsack solicitando a suspensão das importações de carne bovina brasileira. De acordo com a CarneTec Brasil, eles alegam que o Brasil não reporta rapidamente casos de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). 

“A reivindicação ocorre num momento em que os EUA elevam as compras de carne bovina brasileira, produto que vem ganhando espaço no mercado norte-americano. Os EUA já são o segundo maior comprador do produto brasileiro, após a China. De janeiro a outubro, o Brasil exportou 95,7 mil toneladas de carne bovina para os EUA, uma alta de 96,3% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados compilados pela Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo)”, diz a CarneTec. 

No entanto, o Brasil reportou dois casos de EEB atípicos à OIE no início de setembro e, dias depois, a OIE determinou o encerramento de caso sem alteração do status sanitário brasileiro, que segue como risco “insignificante” para a doença. “A NCBA pede que o governo norte-americano suspenda as importações de carne bovina in natura brasileira até que possa reavaliar os processos que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) brasileiro utiliza para detectar doenças e “outras ameaças aos consumidores”. A entidade também pede que o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) reavalie o sistema de diagnóstico laboratorial veterinário brasileiro”, conclui o portal especializado. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.