CI

Peixe amazônico pode se tornar commodity

Peixe é praticamente vegetariano



Foto: Pixabay

Uma espécie de peixe com alta produção de alevinos, altas taxas de crescimento, dieta majoritariamente vegetariana, resistência a baixas quantidades de oxigênio na água e com alta demanda de mercado produzido no Brasil pode se tornar uma commodity. Foi isso que informou a Agência Fapesp.

Com grande investimento em inovação e melhoramento genéticoo pacú preto ou tambaqui ( Colossoma macropomum ), devido a essas características pode alcançar uma produção anual de 100.000 toneladas de pescado no Brasil, ficando atrás apenas da tilápia, com cerca de 500.000 toneladas.

A diferença entre as duas espécies não é o fato de o africano ter sido alvo de um grande programa de reprodução desde a década de 1980, na Ásia. A variedade melhorada – conhecida como GIFT (sigla em inglês para tilápia cultivada geneticamente melhorada) – é produzida atualmente em 14 países, incluindo o Brasil, e conta com uma rede de empresas dedicadas à pesquisa e desenvolvimento de produtos voltados para esse mercado.

Por suas características naturais, a cachama preta, peixe nativo de dois rios amazônicos, é considerada pelos cientistas como de grande potencial de mercado, não só no Brasil, mas mais globalmente, com perspectivas de se tornar uma verdadeira commodity brasileira. No entanto, faltam pesquisas em inovação, segundo pesquisadores em artigo  publicado  na revista  Reviews in Aquaculture.

“Um peixe amazônico, com uma dieta 75% vegetariana e muito fácil de manusear, tem um enorme potencial como produto sustentável, em um momento em que a aquicultura está sendo atacada pelos impactos ambientais causados pelo cultivo de peixes, como o salmão, por exemplo. , o primeiro peixe que virou  commodity internacional  ", diz Alexandre Hilsdorf, primeiro autor do estudo, que atua como professor e pesquisador do Núcleo Integrado de Biotecnologia da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.