Peixe extinto “volta à vida” no México
“Não poderíamos ter feito isso sem as pessoas locais , são elas que permitem que a conservação seja de longo prazo”
Foto: Pixabay
O peixe Tequila, "desaparecido" desde 2003, foi devolvido à natureza após ser declarado extinto. “É apenas um peixinho, não muito colorido , não tem muito interesse em termos de conservação global”, explica Gerardo García, conservacionista do Chester Zoo, no Reino Unido.
No entanto, o programa que reintroduziu os peixes é um exemplo de como podem ser salvas espécies e ecossistemas de água doce , um dos mais ameaçados do planeta, segundo a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN). E no processo, a comunidade local, em Jalisco, México, foi crucial.
O sucesso da operação tem muito a ver com as pessoas que moram perto do local de soltura do peixe Tequila, que estão desempenhando um papel fundamental no monitoramento da qualidade da água dos rios e lagos. “Esta é a primeira vez que uma espécie extinta de peixes foi reintroduzida com sucesso no México , então é um verdadeiro marco para a conservação”, disse Omar Domínguez, da Universidad Michoacana de México, cuja equipe liderou o experimento.
“Não poderíamos ter feito isso sem as pessoas locais , são elas que permitem que a conservação seja de longo prazo”, acrescentou. Como um peixe que parecia extinto renasceu? Uma parceria de décadas entre conservacionistas no México e no Reino Unido permitiu que 1.500 peixes fossem liberados , já se expandindo através do sistema fluvial. Mas o projeto remonta a 1998. Foi quando tudo começou.
Naquele ano, cientistas da Unidade de Biologia Aquática da Universidade Michoacana do México receberam cinco pares de peixes enviados do Zoológico de Chester, no Reino Unido. Esses 10 peixes fundaram uma nova colônia no laboratório da universidade, que os especialistas mantiveram e expandiram pelos próximos 15 anos. Antes de serem devolvidos ao rio, 40 homens e 40 mulheres da colônia foram soltos em grandes lagos artificiais na universidade.