Pen Ar Lan investe no mercado argentino
empresa de melhoramento genético em suínos acaba de se instalar na Argentina, com a abertura de uma filial e envio de 841 reprodutores ao país para o início da produção e distribuição
Os reprodutores enviados à Argentina compõem a linhagem fêmea Naïma e a linha macho Neckar. Somente com as exportações de animais, foram investidos R$ 650 mil, além dos gastos com estruturação e organização. A iniciativa de se investir no mercado argentino surgiu a partir de estudos que são realizados freqüentemente pela equipe comercial do Brasil em vários países da América do Sul. Acreditando no potencial de crescimento do mercado argentino, a Pen Ar Lan decidiu iniciar a produção e comercialização de reprodutores de sua genética naquele país.
"Enxergamos na Argentina uma grande oportunidade de crescimento", analisa Daniel Gracioli, diretor-geral da Pen Ar Lan no Brasil. "Esperamos atingir uma grande fatia do mercado, que se encontra em desenvolvimento. A empresa vai disponibilizar aos produtores argentinos matrizes com altíssimo potencial genético, para agregar ainda mais eficiência ao sistema de produção e, com isso, gerar maior retorno econômico", completa.
Além dos resultados dos estudos feitos no país, também foram levados em consideração outros fatores. A Argentina é grande produtora de grãos e apresenta boas condições de produção de carne suína, com baixo custo. Assim, é muito competitiva no mercado internacional. Trata-se de um país ainda importador de carne suína e que caminha para se tornar auto-suficiente e buscar espaço no mercado internacional para se tornar um país exportador.
Em 2007, o consumo de carne suína por habitante na Argentina foi, em média, 8 quilos. Existe um grande potencial de aumento desse número, que ainda é baixo, mas cresce a cada ano. O país produz média de 300 mil toneladas de carne suína por ano e importa cerca de 10% da sua capacidade de produção. "Analisando esse contexto, vislumbramos uma grande oportunidade, pois temos uma estrutura sólida, que estará à disposição da filial argentina para que o objetivo de mercado seja alcançado", conclui Gracioli.
Na América do Sul, atualmente a Pen Ar Lan está presente no Brasil, com cerca de 10% do mercado; no Paraguai, onde é líder do setor; no Uruguai e na Argentina. As informações são da assessoria de imprensa da Pen Ar Lan Brasil.