CI

Pequena planta de tomate pode ser cultivada no espaço

Cultivar foi criada com a técnica de edição de genes CRISPR


Uma pesquisa realizada por cientistas do Centro de Pesquisa em Engenharia Genética da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, desenvolveu uma pequena planta de tomate que produz frutos em apenas dois meses após o plantio, medindo em média 4 cm de altura por 8 cm de largura. O material foi obtido a partir de uma cultivar de tomate cereja. 

De acordo com a pesquisadora Martha Lucia Orozco, engenheira agrônoma formada na Universidade Nacional da Colômbia (UN) e na Universidade de Washington, o projeto avançou no processo de engenharia genética para desenvolver essa planta. A partir desse projeto, ela foi uma das duas escolhidas pela Agência Espacial Norte-Americana (NASA) como beneficiárias de financiamento na categoria de "plantas", pela possibilidade de cultivo de tomates em áreas menores dentro das estações espaciais. 

A planta de tomate despertou o interesse na agência dos EUA porque a cultivar poderia contribuir para a qualidade de vida dos astronautas no espaço, bem como sendo uma fonte de alimento. Como um ser vivo que requer cuidado e atenção seria uma contribuição para a estabilidade emocional dos astronautas, comentou o especialista. Esta variedade "floresce e produz raízes como qualquer outra, mas em tamanho muito pequeno. Também se destaca por produzir mais sementes que os tomates cereja ", ressalta. 

"No processo, a técnica moderna de edição genética foi implementada usando a tecnologia CRISPR. O que fizemos foi a eliminação de ponto (mutação) em um dos nucleotídeos do gene que controla o tamanho da planta ", diz a pesquisadora. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.