CI

Pequenos produtores de Santa Rita e Rosário recebem certificados do SENAR Maranhão

Vinte produtores rurais de Santa Rita receberam das mãos do superintendente do SENAR-MA, o certificado do curso de Horticultura Orgânica.


Vinte produtores rurais de Santa Rita receberam das mãos do superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Maranhão (SENAR-MA), Luiz Figueiredo, o certificado do curso de Horticultura Orgânica ministrado do Pronatec do SENAR.

O evento ocorreu na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santa Rita, articulador da capacitação, realizada no povoado Jiquiri.

Raimundo Inocêncio Saminez é produtor rural e tem como principal atividade a criação de peixe, cultivo de arroz, milho e mandioca. Saminez fornece os seus produtos ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do seu município. Ele conta que foi com a produção rural que criou e educou seus seis filhos, construiu sua casa e planeja a aquisição de  um veículo para a exploração de novas frentes de  trabalho.


“O curso do SENAR é muito bom. É uma das preocupações do produtor rural é receber mais conhecimento e incentivo para aplicar na sua produção”, afirma, em apoio às políticas da entidade parceira do SENAR que já programa para o segundo semestre a oferta dos  cursos de Bordados e congêneres  e Operador de tratores, cursos bastante requisitados pelos moradores.

Para a secretária de Políticas Sociais do Sindicato, Aristélia Sousa Martins, as qualificações ofertadas pelo SENAR tem respaldo dos pequenos produtores do município. “A gente sente a necessidade de mais conhecimento. Por isso, é que já estamos nos planejando para atendermos o nosso público com novos cursos.”

Olericultura

Já em Rosário, produtores de São Simão, São Miguel e Riacho Seco receberam qualificação  da instrutora Maria do Rosário de Jesus Sousa em Olericultura Básica.

O superintendente Luiz Figueiredo ressaltou a importância da capacitação para os produtores e do papel  do SENAR para o setor rural durante aula realizada na sede. “O curso de Olericultura  Básica vai criar dinâmica na oferta de hortaliças nas feiras locais, permitindo ao agricultor melhorias na renda familiar e ampliação das fontes de receita da pequena unidade produtiva”, destacou.

Para o presidente do Sindicato Rural de Rosário, Raimundo Moreira Almeida, “precisamos aqui de entidades como o SENAR, de parcerias sérias que possam trazer de fato, conhecimento a quem precisa”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.