CI

Perda de florestas afeta balanço hídrico

O estudo ainda apontou como consequências do aquecimento global


O estudo ainda apontou como consequências do aquecimento global o desaparecimento de importantes biomas, podendo chegar à diminuição do potencial produtivo agrícola do Paraná. Esse aumento da temperatura pode ter impacto em algumas culturas agrícolas por alterações na adaptação de espécies que necessitam de conforto térmico, como as aves e os bovinos. Outra consequência do aumento da temperatura e da perda de florestas é a alteração do balanço hídrico e da fisiologia das cultura, causando doenças em plantas.


"As florestas protegem o solo da chuva, evitam o transporte de poluentes, a erosão, o assoreamento de rios e nascentes. Além disso, a falta de florestas também muda o balanço de energia, já que o calor do sol é amortecido pelas árvores", descreveu Paulo Caramori. Ele explicou que a falta de vegetação faz com que os raios solares atinjam diretamente o solo, elevando a sua temperatura para até 50 graus Celsius em algumas regiões do Paraná. "A temperatura elevada provoca a degradação da matéria orgânica, reduzindo o potencial produtivo do solo e emitindo gás carbônico na atmosfera", destacou.


O professor de Estatística Aplicada à Climatologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Jorim Sousa das Virgens Filho, disse que o aumento da temperatura pode fazer o Paraná ter que substituir o plantio de soja, por exemplo, por cana-de-açúcar, planta de clima mais quente e que gosta de chuva. O café pode vir mais para o Sul do Estado ou podem ser criadas variedades mais resistentes ao calor para vários tipos de plantas. Para ele, o consumidor também pode colaborar com a coleta seletiva do lixo, o consumo racional de energia e de alimentos menos industrializados. (A.B.)
Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7