Período chuvoso pode trazer problemas
Ervas daninhas podem se proliferar

Com a chegada do período chuvoso, os pecuaristas precisam redobrar a atenção ao manejo do pasto, evitando a proliferação de plantas daninhas que prejudicam a produtividade e a qualidade da forragem. Espécies como Capa-bode, Cumbuquinha, Cipó-prata, Cagaita e Lixeira se destacam por sua dificuldade de controle e podem reduzir significativamente a produção de carne e leite.
“Mesmo após o corte realizado de forma mecânica com auxílio de uma roçadeira costal com lâmina de duas ou três pontas ou roçada manual com foice, muitas invasoras têm alta capacidade de rebrotar após roçadas sem o uso de herbicidas. A estrutura lenhosa e folhas com espessa camada de cutina dificulta a penetração de herbicidas, o que compromete a eficiência do manejo foliar, pois não há um controle eficiente destas plantas, prejudicando o índice de animais por hectare e, consequentemente, a queda de produtividade de carne e leite”, explica Edson Ciocchi, Agrônomo de Campo da Linha Pastagem da Corteva Agriscience.
Para facilitar esse processo, a Corteva Agriscience desenvolveu o Juvix®, herbicida de aplicação localizada no toco que permite o uso de foice ou roçadeira. Com o ingrediente ativo Aminociclopiracloro, o produto transloca rapidamente até as raízes, garantindo maior eficiência e até 40% de performance superior em testes comparativos com tratamentos padrão.
O Juvix® pode ser aplicado durante todo o ano em plantas de folhas largas, herbáceas, semiarbustivas e arbustivas, como Capa-bode, Miroró, Lacre, Leiteiro, Cabriteiro, Cumbuquinha, Cipó-prata, Cagaita e Lixeira. Além de otimizar o tempo e a mão de obra, a tecnologia garante pastos mais limpos e produtivos, aumentando a rentabilidade da pecuária.
“Juvix® pode ser utilizado o ano todo, por ser aplicado no toco com corte até 10 cm do solo, otimiza muito o tempo e a força de trabalho, com ganho de rendimento da operação três vezes maior. Tudo isso, aliado a maior performance em invasoras de difícil controle, torna o pasto mais produtivo”, ressalta Ciocchi.