CI

Permanência no campo em pauta no Dia Estadual do Jovem Rural

Para marcar a data, a Emater/RS-Ascar organiza uma série de eventos na Zona Sul do Estado


Estimular os jovens a trabalhar e progredir em suas atividades sem deixar o meio rural está entre os grandes desafios enfrentados no Rio Grande do Sul para garantir a produção de alimentos – a principal atividade econômica do Estado. A meta de evitar o êxodo rural estará especialmente em pauta no próximo dia 15 de julho, quando é comemorado o Dia Estadual do Jovem Rural. Para marcar a data, a Emater/RS-Ascar organiza uma série de eventos na Zona Sul do Estado.

As atividades estarão ligadas à Frente Programática Rio Grande Jovem, que objetiva incentivar o desenvolvimento de habilidades para manter o jovem no meio rural. As Frentes Programáticas da Emater/RS-Ascar estão em sintonia com os Programas Estruturantes do Governo do Estado e visam alavancar o desenvolvimento rural sustentável.

Em Turuçu, as equipes da Emater/RS-Ascar, Prefeitura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Sicredi reunirão cerca de 100 jovens para avaliar o contexto em que estão inseridos e discutir as alternativas para garantir sua permanência no campo. O Encontro do Jovem e da Família Rural começa às 9h e se estende até às 16h30min, na Associação do Funcionários Artur Lange.

"Levantaremos vários assuntos que seguirão sendo trabalhados pelas entidades envolvidas", explica a extensionista da Emater/RS-Ascar, Dalgisa Philipsen. Entre os temas a serem discutidos estão o jovem no contexto rural, organização financeira e sucessão familiar.

Em Piratini, também no dia 15, a equipe da Emater/RS-Ascar promoverá um debate na Escola Municipal Vieira da Cunha sobre o papel do jovem rural na sucessão da agricultura familiar. Em Santana da Boa Vista, as atividades alusivas ao Dia do Jovem Rural serão promovidas na Escola Estadual Marlene Medeiros/Serra dos Vargas.

Já em Cristal, a Emater/RS-Ascar promoverá a Gincana ESA, nas Escolas Antônio Curi, na localidade de Santa Teresa, e na Arlindo Cardoso da Silva, na localidade de Vila Cordeiro. Realizada em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura do município, a gincana terá três etapas, voltadas para diferentes temas: Esporte, com jogos e brincadeiras; Saúde, com vacinação, higiene, cuidados na adolescência e vícios; e Alimentação, com a confecção de sucos naturais. As informações são da assessoria de imprensa da Emater-RS.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.