CI

Peru autoriza exportação de farinhas e hemoderivados

Brasil expande acesso ao mercado peruano


Foto: Divulgação

O Serviço Nacional de Sanidade Agrária do Peru (Senasa) oficializou, na última semana, a habilitação das primeiras 18 unidades brasileiras para a exportação de farinha de carne e ossos bovina, além de hemoderivados de bovinos e suínos. Segundo informou o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a decisão permite o início das operações comerciais nesses segmentos, abertos em maio de 2024, mas que ainda dependiam da aprovação das plantas industriais para acesso efetivo ao mercado peruano.

De acordo com o Mapa, a habilitação das unidades representa um passo necessário para a consolidação das vendas ao país andino. “A aprovação das plantas industriais pelo Senasa viabiliza o início das exportações brasileiras de farinha de carne e ossos e de hemoderivados ao Peru”, informou o ministério.

Além dessas autorizações, o Senasa também habilitou mais três empresas brasileiras para a exportação de farinhas de aves, ampliando em 21% o número total de estabelecimentos aptos a fornecer esse produto ao mercado peruano. Para garantir a continuidade do fluxo comercial, a autoridade sanitária do Peru renovou ainda as licenças de todas as empresas que já operavam com farinhas de aves, com validade estendida até dezembro de 2028.

Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, a medida fortalece o comércio bilateral de insumos agroindustriais e amplia as possibilidades de fornecimento brasileiro para as cadeias produtivas do Peru, com reflexos no mercado regional. “As habilitações reforçam o fluxo comercial e ampliam a presença dos produtos brasileiros no país”, destacou o Mapa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7