CI

Pesquisa avalia podridão negra em brócolis

Doença é um dos principais limitadores na expansão de cultivos  


Foto: Pixabay

Experimentos na Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) selecionaram cultivares de brócolis resistentes à podridão negra. Causada pela bactéria Xanthomonas campestris pv campestris, a doença  pode ocorrer em todas as regiões de cultivo e afeta a planta em qualquer fase de desenvolvimento, sendo um dos principais limitadores na expansão de cultivos  em verões quentes e chuvosos, podendo causar perdas de 100% na produção.

Outro limitante no controle da doença é a inexistência de produtos registrados especificamente para esse alvo. O trabalho foi desenvolvido pelos pesquisadores Raphael Melo e Alice Quezado. Foram avaliadas seis cultivares híbridas de brócolis de inflorescência única e dois híbridos experimentais quanto à reação para a podridão negra e à aptidão para comercialização no Distrito Federal. “O volume de produção de brócolis é menor e os preços pagos por kg são maiores nesse período de verão, ou seja, quem conseguiu uma produção de qualidade nos meses de verão pode vir a lucrar mais, portanto a escolha da cultivar é fundamental”, destaca Melo.

As oito cultivares foram avaliadas em casas de vegetação e em condições de campo, por meio de inoculação artificial da bactéria. Os resultados mostraram que foram significativas as diferenças apresentadas pelas cultivares tanto quanto à severidade por folha como por planta. Destaque paras as cultivares a Salinas e BC1691, pela estabilidade dos índices de severidade da doença e pela capacidade produtiva para os cultivos de verão-outono na região.

A pesquisa completa pode ser acessada neste link.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.