CI

Pesquisadores buscam trigo que melhora o solo

O solo fornece 99% dos alimentos consumidos pela humanidade”


Foto: Pixabay

Um projeto envolvendo 20 linhas de trigo plantadas em seis países diferentes procurará identificar características de trigo que apoiem um uso mais sustentável da terra, melhorando a biodiversidade microbiana do solo, a ciclagem do nitrogênio e a estrutura do solo. Tem como objetivo fornecer recursos genéticos e modelos preditivos para melhoristas e outras partes interessadas, o que pode levar à introdução de características de raízes benéficas na produção de trigo.

Uma equipe do John Innes Center, com sede em Norwich, coordenará o projeto, que ocorrerá em duas temporadas consecutivas de trigo na Bélgica, Alemanha, Itália, África do Sul, China e Estados Unidos. O projeto também envolve o WISH-Roots Consortium, que trabalha com o microbioma da raiz do trigo e é financiado pelo EJP Soil, um programa conjunto europeu, e pelo Conselho de Pesquisa em Biotecnologia e Ciências Biológicas (BBSRC) no Reino Unido.

“O solo fornece 99% dos alimentos consumidos pela humanidade”, disse Maria Hernandez-Soriano, PhD, cientista de pós-doutorado no John Innes Center. “Não é um recurso infinito e está sendo perdido em um ritmo alarmante. Estamos analisando como preservá-lo e melhorá-lo em sistemas de cultivo. Um solo mais saudável sustenta plantas mais saudáveis que resultam em pessoas mais saudáveis.”

A saúde do solo é considerada, pelos especialistas, como fundamental para que a produção do trigo seja grande no médio e no longo prazo, principalmente. Isso porque, é do solo que vem os principais nutrientes e um solo mais saudável, inclusive diminui a exigência de insumos externos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.