CI

Pesquisadores dobram produção de grãos do sorgo

"Quando esse hormônio diminui, você tem uma liberação de desenvolvimento que normalmente não ocorre"


Os cientistas de plantas do Cold Spring Harbor Laboratory (CSHL) e do Serviço de Pesquisa Agrícola do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (ARS-USDA), em busca de soluções para os desafios globais da produção de alimentos, dobraram a quantidade de grãos que uma planta de sorgo pode produzir. O sorgo, uma das fontes mais importantes de alimentos, ração animal e biocombustível do mundo, é considerado um modelo de colheita para pesquisa porque possui uma alta tolerância às condições de seca, calor e alto teor de sal. 

O aumento da produção de grãos tornou-se ainda mais importante para criadores, agricultores e pesquisadores de plantas, que tentam abordar e superar questões de segurança alimentar relacionadas a mudanças climáticas, populações crescentes e escassez de terra e água. Liderada por Doreen Ware, professor adjunto da CSHL e cientista pesquisador do Departamento de Agricultura dos EUA, e pelo colega do USDA Zhanguo Xin, Ph.D, a equipe de pesquisa identificou novas variações genéticas que ocorreram no gene MSD2 do sorgo, aumentando em 200% o rendimento de grãos. O MSD2 faz parte de uma linha genética que aumenta a fertilidade das flores, diminuindo a quantidade de ácido jasmônico, um hormônio que controla o desenvolvimento de sementes e flores. 

"Quando esse hormônio diminui, você tem uma liberação de desenvolvimento que normalmente não ocorre", disse Nicholas Gladman, pós-doutorado no laboratório de Ware e primeiro autor do estudo, publicado recentemente no The International Journal of Molecular Sciences.. "Isso permite a formação completa dos órgãos sexuais femininos nessas flores, o que permite aumentar a fertilidade", completa. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.