Pesquisadores franceses se reúnem com técnicos da CNA
Delegação está no Brasil para conhecer mais sobre a pecuária brasileira
Um dos temas bordados no encontro foi a produção sustentável. Os técnicos da CNA enfatizaram que os pecuaristas brasileiros têm adotado práticas que permitem o aumento da oferta de carne sem a necessidade de abrir novas áreas para a produção, a partir de tecnologias que possibilitam a ampliação de produtividade, evitando danos ao meio ambiente e ajudando a mitigar os efeitos do clima sobre a atividade. Um dos exemplos citados foi o confinamento de animais.
Os franceses também conheceram um pouco mais sobre o Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), iniciativa do governo federal que tem por objetivo financiar ações que propiciam a redução das emissões de carbono no setor agropecuário. Neste contexto, a CNA tem sido protagonista em promover o debate junto a outros segmentos da economia para que todos contribuam para a queda da emissão de Gases de Efeito Estufa (GEEs), além de defender ações como a integração lavoura-pecuária e a integração lavoura-pecuária floresta para conciliar a produção de alimentos e a preservação do meio ambiente.
Os técnicos da CNA também relataram aos franceses que um dos problemas enfrentados pelo setor é a alta carga tributária sobre a atividade, além da baixa disponibilidade de linhas de financiamento para a pecuária, que dificultam os investimentos no setor. Participaram do encontro o assessor técnico do Fórum Nacional Permanente de Pecuária de Corte da CNA, Paulo Sérgio Mustefaga, as assessoras técnicas de Relações Internacionais, Camila Sande e Maria Helena Gomes, e a assessora técnica interina da Comissão Nacional de Aves e Suínos, Geralda Damião. Pela delegação francesa, estiveram na reunião representantes de entidades de pesquisa em pecuária e da embaixada francesa no Brasil.