CI

Pesquisadores produzem biogás com bagaço de frutas

“Os resíduos orgânicos gerados por algumas produções podem representar um problema"


Foto: Pixabay

A empresa argentina Patagônia Beverage, junto com pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisa Agropecuária (INTA), daquele país, estão trabalhando na produção de biogás e fertilizantes a partir de 400 toneladas de bagaço, provenientes da produção de sucos. A empresa tem uma produção anual de 600 mil litros de suco e uma estimativa de crescimento de 30% para 2020. 

Para Lucas Zanovello, designer industrial do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Agricultura Familiar (IPAF) da região da Patagônia, “os resíduos orgânicos gerados por algumas produções podem representar um problema, se não forem gerenciados e tratados adequadamente. Na produção de seus sucos, a empresa gera anualmente 400 toneladas de resíduo de bagaço de frutas. Seu tratamento e reuso é um desafio que eles decidiram enfrentar junto com os técnicos da INTA”. 

"Estabelecemos um plano para aproveitar os resíduos da produção de sucos para gerar biogás e biofertilizantes que possam ser utilizados no ciclo de produção", explicou Martín Carro, cofundador da empresa Patagonia Beverage. 

Inicialmente, a empresa reutilizou o bagaço de frutas processadas desidratadas como subproduto para ensilá-lo e produzir alimentos balanceados para consumo animal. No entanto, a possibilidade de produzir energia e biofertilizantes foi uma alternativa mais sedutora à possibilidade de reduzir os custos de energia. 

Atualmente, eles estão em processo de mudança para a cidade de Villa Regina, onde terão instalações maiores e poderão aumentar a produção. Lá, eles assumirão o desafio de instalar um biodigestor piloto e gerar bioenergia para toda a planta, com o apoio técnico do INTA. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.