CI

Pesquisas de laserterapia e células tronco em animais são destaque na Expovet

Feira abre debate para tratamentos antes usados em seres humanos


Feira abre debate para tratamentos antes usados em seres humanos

A medicina veterinária vem acompanhando os avanços da medicina convencional ao longo das últimas décadas. Alternativas antes comuns a seres humanos, como laserterapia e até mesmo polêmicos tratamentos que utilizam células tronco, estão sendo pesquisados e já podem ser aplicados em várias espécies de animais, de pequeno e grande porte.

Indicados para casos de dor, feridas, lesões em nervos e ligamentos por exemplo, a laserterapia e o tratamento com células tronco são estudados no Brasil e aumentam as chances de sobrevivência e o bem-estar dos animais. Os avanços e as pesquisas mais recentes sobre esses temas serão debatidos no Encontro Mineiro de Atualização em Medicina Interna de Pequenos Animais, que acontecerá na Expovet Minas 2011, feira do segmento pet e veterinário de Belo Horizonte.

Plínio Mantovani, médico veterinário e palestrante do evento, ressalta que a laserterapia oferece mais conforto para o animal e consequentemente para seu dono, pois é um processo indolor que aumenta a atividade celular e diminui, em 20%, o tempo de recuperação das lesões. Já a técnica de células tronco, que será abordada pelo professor de Cirurgia Veterinária da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Ricardo Junqueira Del Carlo, está em fase mais experimental que as demais. "Pesquisas estão sendo feitas e ainda temos muito a desvendar sobre o assunto. Mas os avanços são bastante significativos, já que permitem o tratamento de doenças como diabete animal, lesões ósseas e no sistema nervoso", completa.

Além dessas, o Encontro Mineiro de Atualização em Medicina Interna de Pequenos Animais apresentará a seus participantes palestras sobre controle de diabete canina, mitos e verdades sobre a castração de cães e gatos, leishmaniose visceral canina, dentre outros.

A Expovet Minas 2011, sede do encontro, é promovida pela Primor Eventos em parceria com o Governo do Estado, Instituto Mineiro de Agropecuária, Conselho Regional de Medicina Veterinária de MG, SuperAgro Minas e Associação Nacional de Clínicas Veterinárias de Pequenos Animais - Anclivepa (Regional MG).
 
As informações são da Opinião Formada Comunicação

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.