CI

Pfizer lança vacina para prevenção de falhas reprodutivas em suínos

Produto oferece mais potência e alta estimulação do sistema imune das fêmeas com doses reduzidas


A partir de uma formulação exclusiva e inovadora, produto oferece mais potência e alta estimulação do sistema imune das fêmeas com doses reduzidas

Problemas reprodutivos em suínos afetam diretamente o fluxo de produção e, por consequência, diminuem consideravelmente a lucratividade dos criadores. As três principais doenças que levam a estas disfunções são a parvovirose, a erisipela e a leptospirose. Estes agentes são responsáveis por abortos, aumento do número de natimortos e de fetos mumificados, diminuição da taxa de partos e tamanho da leitegada, além do retorno ao cio e infertilidade nas fêmeas. E foi para auxiliar no controle destas falhas reprodutivas que a Pfizer Saúde Animal desenvolveu a vacina FarrowSure B Gold.

Indicado para a imunização de matrizes suínas sadias e machos reprodutores, o produto atua na prevenção dos problemas causados pelo Parvovírus Porcino (PPV), pela Erysipelothrix rhusiopathiae e por seis sorotipos de Leptospira (bratislava, canicola, grippotyphosa, hardjo, icterohaemorrhagiae e pomona). Para se ter uma ideia, apenas a Leptospirose pode elevar em até 28% o número de natimortos e ocasionar um aumento entre 3% a 19% no número de abortos em suínos. Portanto, FarrowSure B Gold é uma ferramenta fundamental para a manutenção da saúde reprodutiva do rebanho”, ressalta Fábio Teixeira, gerente técnico da Unidade de Negócios Suínos, da Pfizer Saúde Animal.

Esta é a terceira geração de vacinas reprodutivas para suínos desenvolvida pela Pfizer, reflexo dos constantes processos de aprimoramento dos produtos e dos investimentos tecnológicos da companhia. “A partir de uma formulação exclusiva e inovadora, FarrowSure B Gold oferece mais potência e alta estimulação do sistema imune das fêmeas com redução das doses aplicadas: apenas 2 ml, ante 5 ml da versão anterior. Tal redução representa mais comodidade e economia no tratamento preventivo. Os altos níveis de segurança e eficácia do produto mantêm-se nesta nova versão”, explica o executivo.

A vacina deve ser injetada via intramuscular. “A FarrowSure B Gold tem fácil aplicação, protegendo os animais por um período superior a 18 semanas contra Erisipela a partir da segunda dose”, afirma Teixeira. São indicadas duas doses para imunização das marrãs, com intervalo de três semanas, sendo a segunda aplicada de duas a quatro semanas antes da cobertura. Matrizes adultas precisam receber uma dose de reforço, a ser ministrada de duas a quatro semanas antes da próxima inseminação. Já para os machos reprodutores é indicada uma dose semestral de reforço de FarrowSure B Gold.

Formulação exclusivaFarrowSure B Gold tem uma formulação única preparada a partir de Parvovírus Suíno, Erysipelothrix rhusiopathiae e Leptospira. Os antígenos são inativados quimicamente e combinados com o adjuvante Amphigen, exclusivo da Pfizer. Adjuvantes são imunopotenciadores químicos cuja função é provocar o sistema imune a produzir anticorpos ou estimular os linfócitos T, intensificando desta forma a resposta imunológica do organismo.

Amphigen, presente apenas em vacinas Pfizer, é superior aos adjuvantes tradicionais. Além de gerar uma alta estimulação do sistema imunológico dos suínos, ele permite formulações com alta concentração de antígenos que possibilitam uma redução significativa da dose aplicada para obtenção do mesmo efeito. “Amphigen possui apenas 4,5% de óleo mineral, enquanto os demais possuem até 20%. Esta característica provoca menos reação tecidual nos animais durante a aplicação, garantindo uma excelente seringabilidade”, enfatiza Teixeira.

Eficácia comprovada

Todo processo de desenvolvimento de FarrowSure B Gold contou com forte embasamento técnico. Pesquisas realizadas com o produto indicam que o mecanismo de ação faz com que haja uma rápida estimulação de resposta imune do organismo da fêmea, quando exposta aos microorganismos.

“Foram realizados rigorosos estudos de campo que comprovaram a eficácia e a segurança da vacina para as marrãs e matrizes adultas, inclusive as gestantes. Ao proteger as fêmeas das doenças reprodutivas por meio da imunização com FarrowSure B Gold, o produtor obtém como resultado o que realmente importa: mais leitões e animais ainda mais saudáveis”, finaliza o executivo.
 

As informações são da assessoria de imprensa da Pfizer Saúde Animal.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.