CI

PIB do agronegócio baiano mantém crescimento

Agronegócio da Bahia mantém-se como pilar da economia estadual


Foto: Pixabay

O agronegócio continua sendo um elemento vital para a economia da Bahia, conforme revelam dados da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), divulgados pela Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia. Em 2023, o setor registrou um Produto Interno Bruto (PIB) total de R$ 88,66 bilhões, representando um crescimento de 4,2% em relação ao ano anterior e uma fatia de 21,1% na economia baiana.

Segundo o divulgado pela Secretaria de Agricultura, embora tenha havido uma leve diminuição na participação do agronegócio no PIB estadual, caindo de 23,1% em 2022 para 21,1% em 2023, essa redução foi principalmente atribuída à queda nos preços dos principais produtos agrícolas do estado, como soja, milho, algodão e boi gordo. No entanto, a produção agrícola continuou em ascensão, evidenciando a resiliência e a importância do setor para a economia baiana.

Os setores mais afetados pela queda nos preços dos produtos agrícolas foram o agregado II, referente à produção agropecuária, e o agregado IV, relacionado à comercialização e distribuição. No entanto, os agregados I e III, que englobam os insumos agropecuários e a indústria de base agrícola, respectivamente, apresentaram pequenos ganhos de participação.

Segundo a SEI, esses dados ressaltam a relevância do agronegócio para a economia baiana e a necessidade de desenvolver estratégias eficazes para lidar com a volatilidade dos preços. Mesmo diante de desafios, o setor continua desempenhando um papel crucial na economia do estado, contribuindo de maneira significativa para o PIB e sustentando a produção em crescimento.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.