Pintos de corte: em 2010, no mínimo 5,830 bilhões de cabeças
CI
Agronegócio

Pintos de corte: em 2010, no mínimo 5,830 bilhões de cabeças

A produção anual terá quase 5% a mais que o produzido em 2009
Por:
Supondo-se que entre março e dezembro de 2010 a produção brasileira de pintos de corte mantenha o mesmo ritmo diário observado nos dois primeiros meses do ano, a produção anual terá o comportamento apresentado no gráfico abaixo e somará, no exercício, cerca de 5,830 bilhões de cabeças, quase 5% a mais que o produzido em 2009 (5,560 bilhões de pintos de corte.

Para a projeção desse volume, considerou-se que os nascimentos de pintos de corte acontecem seis dias por semana, isto é, menos aos domingos e em apenas três feriados (1º de janeiro, sexta-feira santa e natal). E, isso aceito, 2010 terá um total de 310 nascimentos.

Aceito esse critério de nascimentos, a média diária produzida no bimestre janeiro-fevereiro ficou em cerca de 18,812 milhões de pintos de corte, tem-se nos 310 dias apontados um volume total pouco superior a 5,830 bilhões de cabeças.

Naturalmente, na prática a produção de pintos de corte não se comporta dessa forma, pois é extremamente dinâmica e, invariavelmente, cresce paulatinamente no decorrer do exercício (o normal, por exemplo, é alcançar-se o maior volume de produção em outubro; nos últimos quatro anos, o volume produzido em outubro foi, em média, 15% superior ao de março).

Mas como, em geral, a produção do primeiro bimestre é a menor do ano, um fato já pode ser considerado certo: o volume de pintos de corte a ser produzido em 2010 não será inferior aos 5,830 bilhões de cabeças apontados.
 

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.