CI

Plantas de mesma região possuem “fuso horário” distinto

O estudo foi feito pela USP e levou em consideração a cana-de-açúcar


Foto: Arquivo Agrolink

Um estudo liderado pela Universidade de São Paulo (USP) descobriu que variedades diferentes de cana-de-açúcar que vivem em uma mesma região podem possuir fusos horários diferentes. Na mesma lavoura, algumas plantas percebiam o amanhecer com até duas horas de atraso, e só então passavam a produzir açúcares por meio dos raios solares.

“Os dados de análise de expressão genética associados à posição das plantas na lavoura mostraram que as canas-de-açúcar “atrasadas” estavam situadas ao oeste da plantação e recebiam a luz solar mais tardiamente. Em distâncias de centímetros, plantas sombreadas pelas vizinhas também apresentaram atraso na percepção da passagem do tempo, o que sugere a capacidade de microambientes de interferir na fisiologia de cultivares”, informa o Jornal da USP. 

De acordo com Carlos Hotta professor do Instituto de Química (IQ) da USP e responsável pelo estudo, os novos resultados do projeto foram publicados na revista New Phytologist. “Fizemos uma revisão na literatura para ver como poderíamos usar o conhecimento sobre os relógios biológicos na agricultura. Compilamos evidências de que, ao se considerar os ritmos das plantas, podemos aumentar a produtividade, a sustentabilidade ou o valor agregado da nossa produção agrícola”, afirma. 

“Um experimento interessante foi fazermos um muro no lado leste do canavial, o muro substituiu o sombreamento das plantas vizinhas e também atrasou o relógio biológico da cana-de-açúcar. Isso pode ajudar a promover ou inibir a floração, entender qual o melhor horário para irrigar as plantas, aplicar fertilizantes ou agrotóxicos, por exemplo. Abre-se a possibilidade de se usar menos recursos para crescer as plantas, aumentando a sustentabilidade ambiental e econômica das culturas ”, completa. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7