CI

Plantas e fungos colaboram entre si

No entanto, esse comportamento está se modificando com o passar dos anos


Um estudo desenvolvido pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, mostrou que as plantas mantêm uma relação de cooperação com alguns tipos de fungo. De acordo com Gijsbert Werner, pesquisador da universidade, essa colaboração ocorre de forma que o fungo fornece para a planta minerais do solo, como fósforo e nitrogênio em troca de açúcares. 

“Essa cooperação entre plantas e fungos é crucial para o crescimento de plantas, incluindo muitas culturas. Às vezes, as plantas chegam a obter até 90% de seu fósforo desses fungos do solo”, comenta, explicando que a pesquisa foi realizada com a colaboração com uma equipe de pesquisadores internacionais. 

No entanto, apesar de a relação entre fungos e plantas parecer estar bastante consolidada, o pesquisador alerta para uma possível chance de esse comportamento mudar. Nesse sentido, o intuito do estudo acabou se direcionando para descobrir porque essa relação benéfica e bilateral está se quebrando. 

“Descobrimos que, na maioria dos casos, as plantas substituíram os cogumelos por outro parceiro cooperativo que fez o mesmo trabalho, seja com diferentes fungos ou bactérias. Nos outros casos, as plantas evoluíram de uma maneira completamente diferente para obter os minerais necessários, por exemplo, elas se tornaram plantas carnívoras que aprisionam e comem insetos”, afirma. 

O estudo mostra que, apesar dos grandes benefícios potenciais do relacionamento, a cooperação entre plantas e fungos foi perdida cerca de 25 vezes. “É uma loucura que uma colaboração tão importante e antiga tenha sido abandonada tantas vezes. Então, por que isso aconteceu? Uma explicação é que, em alguns ambientes, outros parceiros ou estratégias são fontes mais eficientes de nitrogênio ou fósforo, o que causa uma ruptura na cooperação bem-sucedida entre plantas e fungos”, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.