Plantas exóticas aceleram perda de carbono do solo
CME MILHO (DEZ/20) US$ 3,676 (-0,11%)
| Dólar (compra) R$ 5,51 (0,83%)

Imagem: Germani Concenço

DESCOBERTA

Plantas exóticas aceleram perda de carbono do solo

Algumas são até ervas daninhas
Por: -Leonardo Gottems
182 acessos

Uma equipe de pesquisadores afiliados a várias instituições na Nova Zelândia encontrou evidências que mostram que a introdução de plantas exóticas pode acelerar a perda de carbono dos solos. O trabalho envolveu a construção de 160 miniecossistemas em uma fazenda de um laboratório na Nova Zelândia, onde cada “mesocosmo” existia dentro de um mini saco de estufa de 125 litros. 

Cada um foi cuidadosamente semeado com plantas nativas, oomicetos e nematóides e examinados por um período de 10 meses à medida que uma espécie de planta invasora era introduzida. Seu estudo dos miniecossistemas incluiu a medição das principais mudanças abióticas e biológicas. A equipe também estudou mudanças em plantas nativas e mudanças que ocorreram abaixo da superfície do solo. Eles incluíram a introdução de alguns herbívoros invertebrados no meio ambiente. 

Os pesquisadores descobriram, entre outras coisas, que as interações entre as espécies de plantas invasoras e aquelas que existiam originalmente tendiam a produzir mudanças nas espécies bacterianas e fúngicas associadas no solo, junto com mudanças nos herbívoros invertebrados. Essas mudanças, eles observaram, tendem a acelerar o ciclo do carbono, resultando em um giro mais rápido. 

“Espécies invasoras de plantas e animais têm sido notícia recentemente devido a preocupações sobre o impacto que algumas delas podem ter nos ecossistemas locais. Na maioria dos casos, o consenso é que tais plantas ou animais tendem a alterar os ecossistemas que invadem. Neste novo empreendimento, os pesquisadores buscaram aprender mais sobre o impacto das espécies de plantas invasoras em diferentes tipos de ecossistemas’, diz o artigo. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink