CI

Plantas exóticas aceleram perda de carbono do solo

Algumas são até ervas daninhas


Foto: Germani Concenço

Uma equipe de pesquisadores afiliados a várias instituições na Nova Zelândia encontrou evidências que mostram que a introdução de plantas exóticas pode acelerar a perda de carbono dos solos. O trabalho envolveu a construção de 160 miniecossistemas em uma fazenda de um laboratório na Nova Zelândia, onde cada “mesocosmo” existia dentro de um mini saco de estufa de 125 litros. 

Cada um foi cuidadosamente semeado com plantas nativas, oomicetos e nematóides e examinados por um período de 10 meses à medida que uma espécie de planta invasora era introduzida. Seu estudo dos miniecossistemas incluiu a medição das principais mudanças abióticas e biológicas. A equipe também estudou mudanças em plantas nativas e mudanças que ocorreram abaixo da superfície do solo. Eles incluíram a introdução de alguns herbívoros invertebrados no meio ambiente. 

Os pesquisadores descobriram, entre outras coisas, que as interações entre as espécies de plantas invasoras e aquelas que existiam originalmente tendiam a produzir mudanças nas espécies bacterianas e fúngicas associadas no solo, junto com mudanças nos herbívoros invertebrados. Essas mudanças, eles observaram, tendem a acelerar o ciclo do carbono, resultando em um giro mais rápido. 

“Espécies invasoras de plantas e animais têm sido notícia recentemente devido a preocupações sobre o impacto que algumas delas podem ter nos ecossistemas locais. Na maioria dos casos, o consenso é que tais plantas ou animais tendem a alterar os ecossistemas que invadem. Neste novo empreendimento, os pesquisadores buscaram aprender mais sobre o impacto das espécies de plantas invasoras em diferentes tipos de ecossistemas’, diz o artigo. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.