CI

Plantas modificadas produzem compostos medicinais

As antraquinonas são uma classe de compostos naturais valorizados


Foto: Eliza Maliszewski

Novo trabalho de uma equipe internacional de cientistas revela um gene responsável pela síntese das antraquinonas nas plantas. Suas descobertas podem ajudar os cientistas a cultivar um mecanismo baseado em plantas para colher esses compostos úteis em grandes quantidades.

As antraquinonas são uma classe de compostos naturais valorizados por suas propriedades medicinais, bem como por outras aplicações, incluindo corantes ecológicos. Apesar do grande interesse, o mecanismo pelo qual as plantas os produzem permaneceu envolto em mistério até agora.

Novo trabalho de uma equipe internacional de cientistas, incluindo Sue Rhee, do Carnegie Institution for Science, revela um gene responsável pela síntese de antraquinonas em plantas. Suas descobertas podem ajudar os cientistas a cultivar um mecanismo baseado em plantas para colher esses compostos úteis em grandes quantidades.

"Senna tora é uma leguminosa com propriedades medicinais à base de antraquinona que há muito são reconhecidas nas antigas tradições chinesas e ayurvédicas, incluindo benefícios antimicrobianos e antiparasitários, bem como prevenção de diabetes e doenças neurodegenerativas", explicou Rhee.

Apesar de suas extensas aplicações práticas, os estudos genômicos de Senna têm sido limitados. Assim, liderada por Sang-Ho Kang do Instituto Nacional de Ciências Agrícolas da Coréia e Ramesh Prasad Pandey da Sun Moon University e MIT, a equipe de pesquisa usou uma variedade de abordagens genéticas e bioquímicas sofisticadas para identificar a primeira enzima formadora de antranoide conhecida em as plantas.

"Agora que estabelecemos o primeiro degrau da escada, podemos avançar rapidamente para elucidar o conjunto completo de genes envolvidos na síntese da antraquinona", disse o autor principal, Kang.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.