Plantio de feijões: iniciativa de santa-cruzense espanta o lixo no Bairro Faxinal
CI
Imagem: Pixabay
AÇÃO ENTRE VIZINHOS

Plantio de feijões: iniciativa de santa-cruzense espanta o lixo no Bairro Faxinal

Morador cultivou o grão em uma faixa de terra com 150 metros de comprimento, às margens da rua principal do bairro
Por:

O aposentado Ernesto Dornelles da Silva cansou de ver o acostamento da Rua Deputado Júlio de Oliveira Vianna, no Bairro Faxinal Menino Deus, e decidiu plantar feijão. A área, dividida com um vizinho, é uma faixa de terra com aproximadamente 150 metros de comprimento e deverá render uma saca do grão que vai alimentar a família o ano todo.

Em agosto, Ernesto comprou semente de feijão, virou a terra e plantou o cereal. “Aqui é ponto de depósito de estofados e televisores estragados. Tudo que não presta era colocado aqui. Desde que plantei o feijão, parou”, contou. O grão está quase pronto para ser colhido.

Na área, o aposentado espera acumular uns 50 quilos, equivalente a uma saca do grão. “Vamos ter feijão o ano todo.” Fã da Rádio Gazeta 107,9 FM, Ernesto acompanha as reportagens e ações destacadas pelo projeto Repensar, da Gazeta Grupo de Comunicações. Também inspirado pelas ideias, ele pensou em cultivar o feijão para eliminar o lixo.

“E não é que deu certo? Antes, a Prefeitura vivia avisando que multaria quem jogasse lixo aqui, mas isso nunca era respeitado”, recorda o aposentado. Agora, com o exemplo – também destacado pelo Repensar –, o aposentado espera motivar outros moradores, sobretudo para que não se jogue lixo em áreas sem ocupação dentro da cidade.

Ao lado de Ernesto está o inseparável neto Davi, de 10 anos. Ele mora com o avô, mas não plantou o feijão. “Eu estou esperando para comer”, diz em meio ao riso. Ernesto inspira o neto e o jovem fica feliz em ver a iniciativa do avô. “Eu gostei muito disso que ele fez aqui para nós, meu avô é muito legal”, resume.
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink