Plantio direto é a chave para a sustentabilidade no campo
O Dia Nacional da Conservação de Solo é uma oportunidade para rever conceitos
“Para cada três tratores usados no passado, hoje usamos apenas um, de tamanho médio”. A afirmação é do Gestor Técnico da Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto – Cooplantio, Dirceu N. Gassen, destacando que o tripé plantio direto, rotação de culturas e cobertura permanente do solo é a chave da sustentabilidade para estabelecer metas continuas de produção.
A preocupação com a conservação do solo é mundial, já que a expansão da atividade agrícola para áreas novas é restrita, sendo o Brasil um dos poucos países a dispor de áreas para expansão. O Dia Nacional da Conservação de Solo, comemorado no dia 15 de abril, é uma oportunidade para rever conceitos e avaliar as práticas no uso do solo.
.jpg)
.jpg)
Conforme Gassen, a evolução da agricultura está diretamente relacionada com a qualificação de pessoas. “A agricultura é um negócio de pessoas, não um negócio de solo, de clima, de sementes. É um negócio de quem tem capacidade para manejar o solo e gerar renda. As pessoas é que fazem a diferença no uso do solo. São elas que conduzem uma lavoura mais eficiente e fazem o plantio direto”.
No Dia Nacional da Conservação do Solo, Gassen destaca que o agricultor que faz uso do sistema de plantio direto, rotação de cultura e adubação verde é um herói, que deve ser reconhecido pela sociedade do ponto de vista de eficiência de produção, e ao mesmo tempo, conservação dos recursos naturais. “É um herói por esforço próprio, por intelecto de ética de valor, percebendo a vantagem econômica e sem nenhuma dúvida, dos benefícios ambientais”.
O Portal Agrolink parabeniza todos, que de alguma forma, trabalham para que o nosso solo seja preservado e produza cada vez mais e melhor.