CI

Ciclone intensifica chuvas no Nordeste nesta semana

Ciclone no Atlântico reforça instabilidade no país


Foto: Canva

De acordo com informações do Meteored, um ciclone formado no Atlântico, ao leste da Argentina, vai sustentar a frente fria que avança pelo país e deixa o Nordeste em alerta para chuvas intensas nesta quarta-feira (19) e quinta-feira (20). O meteorologista Matheus Manente afirmou que “o sistema em si não atinge o Brasil, mas impulsionará a circulação de ventos e umidade sobre a América do Sul ao longo dos próximos dias”, reforçando que o fenômeno sustenta a frente fria atualmente em atuação.

Segundo a análise, a frente fria avançará nesta quarta-feira e provocará chuva forte principalmente na Bahia. O Meteored destacou que o sistema deve formar tempestades com raios ao longo da tarde e da noite, atingindo também o sul do Maranhão e do Piauí. As imagens de previsão mostram tempestades se desenvolvendo em grande parte do território baiano, com maior intensidade no sul e no oeste do estado, além de áreas no Maranhão e no Piauí.

Na quinta-feira, o Meteored informou que a frente fria permanecerá estacionária sobre a região, mantendo a formação de tempestades em grande parte da Bahia, no sul do Maranhão e no sul do Piauí. Esse mesmo padrão deve continuar na sexta-feira (21), com precipitação intensa nas mesmas áreas. Pancadas isoladas também poderão ocorrer em Sergipe, Alagoas e Pernambuco, embora com menor volume acumulado.

O Meteored destacou que os acumulados de chuva podem ultrapassar 100 mm em diversos municípios e chegar a 170 mm na Bahia, especialmente na região metropolitana de Salvador. O portal alertou para o “risco de chuvas intensas, com volumes de 100 mm por dia ou mais, e de ventos de até 100 km/h”, que podem causar cortes de energia, quedas de árvores, alagamentos e pequenos deslizamentos de terra. As tempestades devem ocorrer de forma contínua ao longo de vários dias, com impactos mais fortes na Bahia e também no sul do Piauí e do Maranhão.

O índice Extreme Forecast Index (EFI), do modelo ECMWF, reforça o cenário. Segundo o Meteored, o indicador apresenta valores entre 0,8 e 0,9 entre quinta e sexta-feira, o que “corrobora a previsão de tempo severo e indica probabilidade muito alta de ocorrência de eventos extremos de chuva”, sobretudo na Bahia.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7