CI

Poliduto é opção ao escoamento de biodiesel


Um dos maiores gargalos à expansão dos investimentos no setor de biodiesel, em Mato Grosso, está atrelado à logística de transporte. Neste sentido, o secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Pedro Nadaf, destaca mais uma alternativa para o escoamento da produção no Estado com a criação de um poliduto em Alto Taquari, projeto do grupo Brenco.

“É uma opção a longo prazo, mas que irá facilitar o escoamento tanto de óleo diesel como álcool (etanol). O governo faz esses investimentos porque vê o papel ecológico que o produto tem para o país, que vem aumentando a demanda no mercado nacional, além de agregar valor, com a utilização da matéria-prima abundante no Estado, gerar emprego e renda”.

Nas últimas semanas, o secretário Nadaf visitou as instalações da Beira Rio Biodiesel, usina que irá iniciar suas atividades em breve, no município de Terra Nova do Norte (675 quilômetros ao norte de Cuiabá). Nadaf pôde conhecer um pouco mais do projeto da empresa, com capacidade para produzir 50 mil litros/dia. “O grupo utiliza o incentivo do Prodeic (Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial) e vai gerar 16 empregos diretos na primeira fase. Em 2010, eles pretendem instalar uma esmagadora de grãos que irá atender aos pequenos, médios e grandes produtores da região, gerando empregos e renda no local”, destacou.

De acordo com o proprietário da usina, Valter Paulo de Oliveira Vicente, o empreendimento será possível graças aos incentivos gerados pelo governo estadual e pelo município. “Temos o benefício fiscal pelo Prodeic e o município de Terra Nova nos disponibilizou o terreno. As expectativas para colher bons resultados da empresa são as melhores”, salientou o empresário.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.