Polo do Leite e Emater-MG selam parceria
CI
Agronegócio

Polo do Leite e Emater-MG selam parceria

As atividades estão previstas para terminar até o final do primeiro semestre de 2012
Por:
O Polo de Excelência de Leite e Derivados e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) estabeleceram uma parceria com o objetivo de treinar e capacitar produtores rurais, por meio do programa Sistema Mineiro de Qualidade do Leite (SMQL). Voltado para as boas práticas de produção, o treinamento está previsto para começar em dezembro e atenderá cerca de 30 cidades da região.

De acordo com o coordenador técnico da regional da Emater de Juiz de Fora, Antônio Domingues de Souza, a iniciativa é um estímulo aos pequenos produtores, para que eles se qualifiquem e aumentem a qualidade do leite e, consequentemente, dos produtos lácteos. “Acredito que depois de um ano será possível ver que, com o treinamento, os produtos melhoraram e até contribuíram para aumentar a renda dos produtores.”

A capacitação será oferecida e financiada pelo Polo do Leite aos produtores rurais ligados a uma das três regionais da Emater (Cataguases, Juiz de Fora e São João Del Rei), que serão atendidas pelo programa. Cada regional atenderá cerca de 10 municípios conveniados, que ainda estão sendo relacionados para participar da iniciativa.

O treinamento é executado pela empresa Qconz América Latina. O trabalho é realizado em oito dias com cada grupo de produtores, sendo dois dias de consultoria para definir e implantar a infraestrutura de qualidade (procedimentos, documentos fundamentais e ações corretivas na indústria), três dias de formação em CBT, CCS e antibióticos para ambos os sistemas de ordenha (manual e mecânica); e três dias fazendo visitas de campo. Toda a capacitação será acompanhada por um técnico da Emater.

Parceria

Segundo Domingues, a parceria é em função das duas instituições terem o mesmo propósito de incentivar a melhoria da qualidade do leite e dos produtos lácteos da região mineira. “A Emater e o Polo do Leite já realizam trabalhos com essa finalidade, por isso resolvemos unir forças nesse sentido e atuar em conjunto para que possamos capacitar e incentivar o maior número de produtores possível.”

Para o gerente-executivo do Polo do Leite, Geraldo Alvim Dusi, o convênio irá possibilitar que o SMQL seja implantado em diversos municípios mineiros, por meio da influência e do trabalho relevante realizado pela Emater na região. “Essa parceria irá levar as boas práticas de produção diretamente aos fornecedores dos laticínios participantes, já que a Emater tem um programa muito consistente de transferência tecnológica. Com isso, esperamos o envolvimento de um grande grupo de produtores após a implementação do SMQL.”

As atividades estão previstas para terminar até o final do primeiro semestre de 2012.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.