CI

Pomar de citros é recuperado após uso de soluções naturais

Foi possível constatar um aumento de 15 a 20% a mais de vigor na área plantada


Foto: Pixabay

Há 26 anos, o produtor de citros, Alfredo José Gois Neto, faz da plantação de laranja pera, no município de Rio Real (BA), uma das suas principais fontes de renda. Além dele e sua família, existem mais 80 pessoas envolvidas no processo. Com uma área aproximada de 620 hectares destinados à cultura, seu pomar estava prestes a ser erradicado, devido a questões de queda de rendimento.

Orientado pelo seu engenheiro agrônomo, Gois iniciou a aplicação de soluções naturais para estímulo fisiológico e balanço hormonal da planta e com isso conseguiu prolongar o tempo de vida de seu cultivo. “Quando plantamos um pomar, em um planejamento inicial, pensamos em renová-lo em seu vigésimo ano de idade. Com 18 anos e a baixa produtividade eu já estava pensando em erradicar toda essa área. Realmente, iríamos arrancar tudo e recomeçar do zero”, conta o citricultor.

O engenheiro agrônomo Aloísio Maciel, gerente técnico especializado em hortifrúti da Alltech Crop Science, explica que com a utilização de compostos à base de extratos vegetais e de outras substâncias oriundas de processos de fermentação, é possível equilibrar fisiologicamente a planta, mantendo-a saudável e mais resistente aos estresses ambientais causados por fatores bióticos e abióticos. “Por meio do favorecimento das condições de desenvolvimento, conseguimos equilibrar o balanço hormonal do vegetal, revigorando e ativando os estímulos durante todo o ciclo”, esclarece o especialista.

O produtor logo percebeu as alterações e a renovação de seu cultivo. “A mudança do pomar foi bem rápida, conseguimos perceber uma boa diferença na renovação dele em relação ao local que estava sendo usado como testemunha. Identificamos ainda um aumento de 15 a 20% de vigor nessa área”, relata o produtor.

Como a cultura de citros também é sensível às condições climáticas, esse foi um dos fatores que tiveram interferência direta na produção de Alfredo. Segundo Maciel, a região possui as seguintes características de condições climáticas: os verões são bastante secos e os invernos com muita chuva, por isso a necessidade de tornar a planta mais forte para ajudá-la a passar por esses períodos de estresse.

Dica técnica

Para alcançar bons resultados na cultura de citros, Aloísio Maciel indica o uso de duas soluções desenvolvidas pela Alltech Crop Science. A primeira é o Agro-Mos, solução composta por nutrientes, aminoácidos e polissacarídeos resultantes de processos bióticos de fermentação. Ele tem o papel de aumentar a resistência natural da planta, ajudando a passar por estresses. A segunda é o Crop-Set, que auxilia no metabolismo vegetal, mantendo a planta mais ativa, contribuindo para expor todo seu potencial genético e, assim, melhorando os caracteres produtivos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.