CI

Porto Alegre-RS decreta situação de emergência

Medidas emergenciais visam minimizar impacto da cheia


Foto: José Zigomar Vieira

Na manhã desta terça-feira, 21, o prefeito Sebastião Melo anunciou a emissão de um decreto de situação de emergência em Porto Alegre devido às enchentes causadas pelo avanço do Guaíba. A medida, publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), tem como objetivo simplificar as contratações necessárias para mitigar os impactos da cheia na população.

As equipes da prefeitura estão intensificando os esforços para prestar assistência às famílias impactadas pelo aumento do nível do lago. Com o Guaíba atingindo a cota de 3,46 metros no Cais Mauá, pelo menos 134 pessoas foram acolhidas na rede provisória da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). A abertura de novos abrigos está sendo avaliada para acomodar aqueles afetados pela enchente.

A situação no 4º Distrito é crítica, com diversos pontos de alagamento agravados pela falha na comporta de número 13 do Cais Mauá. A população está sendo orientada a minimizar os deslocamentos na região até que o nível do Guaíba recue, especialmente na quarta-feira, quando são esperadas chuvas na capital.

A Defesa Civil Municipal informou que aproximadamente 920 pessoas foram removidas de suas residências desde o agravamento da cheia, com foco no bairro Arquipélago. O órgão está operando 24 horas por dia, e as equipes podem ser contatadas pelo número de emergência 199. A logística de resgate na Região das Ilhas está sendo desafiadora devido ao grande volume de água e à forte correnteza.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a Região Sul enfrentará temporais entre os dias 21 e 22/11, devido a uma massa de ar quente e úmida. Porto Alegre deve permanecer alerta para a possibilidade de raios, rajadas de vento, trovoadas e queda de granizo. A preocupação com o aumento dos acumulados de chuva persiste, com previsão de ultrapassar 70 mm em áreas do Paraná e oeste de Santa Catarina. A população é aconselhada a seguir as orientações das autoridades locais e da Defesa Civil diante das condições climáticas adversas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.