CI

Porto de Paranaguá bate recorde de exportação de açúcar no semestre

Foram exportadas 1,3 milhão de toneladas


A exportação de açúcar pelo Porto de Paranaguá (PR) bateu recorde no primeiro semestre deste ano e foi a melhor dos últimos cinco anos. Foram exportadas 1,3 milhão de toneladas, com aumento de quase 300% em relação a 2006, quando o volume embarcado foi de 350 mil toneladas.

De acordo com dados da Divisão Empresarial da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), entre janeiro e junho de 2010, as exportações de açúcar a granel - modalidade que tem maior representatividade nos embarques - tiveram um crescimento de 13% em relação a igual período de 2009, atingindo 1,53 milhão de toneladas exportadas.

Desde 2006, a movimentação pelos terminais do Paraná, incluindo o de Antonina, registrou um aumento acumulado de 175%. Antonina começou há cerca de um mês a exportar o produto ensacado. Segundo o diretor empresarial da Appa, João Batista Lopes dos Santos, dois navios estão atracados hoje (13) em Antonina hoje e outros 17 estão na fila em Paranaguá para embarcar o açúcar a granel. Dois deles têm prioridade para o produto, no corredor de exportação de grãos.

A participação dos portos paranaenses nas exportações nacionais de açúcar no primeiro semestre de 2010 correspondeu a 14% do total nacional, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC). A receita gerada foi de aproximadamente US$ 581 milhões. Hoje, os maiores importadores do açúcar embarcado por Paranaguá são a Rússia, Índia, China e o Reino Unido.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.