Porto de Paranaguá bate recorde de exportação de açúcar no semestre
CI
Agronegócio

Porto de Paranaguá bate recorde de exportação de açúcar no semestre

Foram exportadas 1,3 milhão de toneladas
Por:

A exportação de açúcar pelo Porto de Paranaguá (PR) bateu recorde no primeiro semestre deste ano e foi a melhor dos últimos cinco anos. Foram exportadas 1,3 milhão de toneladas, com aumento de quase 300% em relação a 2006, quando o volume embarcado foi de 350 mil toneladas.

De acordo com dados da Divisão Empresarial da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), entre janeiro e junho de 2010, as exportações de açúcar a granel - modalidade que tem maior representatividade nos embarques - tiveram um crescimento de 13% em relação a igual período de 2009, atingindo 1,53 milhão de toneladas exportadas.

Desde 2006, a movimentação pelos terminais do Paraná, incluindo o de Antonina, registrou um aumento acumulado de 175%. Antonina começou há cerca de um mês a exportar o produto ensacado. Segundo o diretor empresarial da Appa, João Batista Lopes dos Santos, dois navios estão atracados hoje (13) em Antonina hoje e outros 17 estão na fila em Paranaguá para embarcar o açúcar a granel. Dois deles têm prioridade para o produto, no corredor de exportação de grãos.

A participação dos portos paranaenses nas exportações nacionais de açúcar no primeiro semestre de 2010 correspondeu a 14% do total nacional, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC). A receita gerada foi de aproximadamente US$ 581 milhões. Hoje, os maiores importadores do açúcar embarcado por Paranaguá são a Rússia, Índia, China e o Reino Unido.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.