CI

Porto ucraniano pega fogo após ataque

A cidade é um dos principais portos ucranianos do Mar Negro


Foto: Ivan Bueno/APPA

O terminal portuário de Viterra, na cidade de Mykolaiv, no sul da Ucrânia, estava em chamas após um ataque com mísseis russos em 22 de junho, informou a Reuters , citando um porta-voz do Viterra. “A Viterra pode confirmar que seu terminal Everi foi atingido e está pegando fogo”, disse o porta-voz em uma resposta por e-mail a uma pergunta da Reuters.

O porta-voz disse que uma equipe de resposta estava tentando controlar o fogo, sem dar mais detalhes. Nenhuma morte foi relatada, embora uma pessoa tenha sofrido ferimentos leves. O governador regional Vitaliy Kim disse que sete mísseis russos atingiram Mykolaiv. A emissora de televisão nacional da Ucrânia informou que um armazém onde o óleo vegetal estava armazenado estava pegando fogo no porto de Mykolaiv e que os bombeiros estavam tentando apagá-lo.

A cidade é um dos principais portos ucranianos do Mar Negro que foram fechados desde que a invasão da Rússia começou em 24 de fevereiro e um bloqueio foi imposto. A Ucrânia está entre os maiores exportadores mundiais de trigo, milho, óleo de girassol e fertilizantes. Os preços globais dos alimentos, que já estavam subindo antes da invasão, atingiram níveis quase recordes e ameaçaram uma crise de fome, já que a Ucrânia pediu ajuda internacional para suspender o bloqueio.

A Viterra, com sede em Roterdã, Holanda, é o negócio de comércio de colheitas desmembrado da Glencore em novembro de 2020. A Viterra tem mais de 17.500 funcionários operando em 37 países com uma rede de ativos de armazenamento, processamento e transporte. As informações foram divulgadas pelo portal norte-americano do World Grain.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.