CI

Poucos países tem auto-suficiência em leite; Brasil não está entre eles?

Nas Américas, só EUA, Argentina, Chile, Bolívia e Nicarágua



A auto-suficiência na produção de leite e, principalmente superávits na produção, ainda é algo alcançado por poucos países no mundo, segundo dados do USDA de 2013. Nas Américas, apenas  Estados Unidos, Argentina, Chile, Bolívia e Nicarágua estão entre os países que produzem mais leite do que consomem. O Canadá é o único país do continente que apresenta um equilíbrio entre produção e consumo. Os demais países americanos, incluindo o Brasil, precisam importar o alimento para cobrir a demanda doméstica.

Na Ásia, encontra-se o pior quadro: apenas a Mongólia consegue ser auto-suficiente em produtos lácteos. Por outro lado, o grande destaque está na Europa e na Oceania. Dezessete países do continente europeu tem superávits na produção de leite, tendo como maiores exportadores Alemanha e França. Austrália e Nova Zelândia produzem também mais do que consomem. Enfim, na África, existem seis países com equilíbrio entre demanda e produção local de leite, entre eles a África do Sul.


Os Estados Unidos são o maior produtor mundial com 90,8 milhões de toneladas anuais, seguido pela Índia com 54 milhões de toneladas por ano, e pela China continental com 37,4 milhões de toneladas. O Brasil é o quarto maior produtor mundial com 32,3 milhões de toneladas. Logo atrás, vem Rússia com 31,5 milhões de toneladas e Alemanha com 30,5 milhões de toneladas. 

 
Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.