PR: Agrinho 2022 vai premiar projetos de programação e robótica
CI
Imagem: Pixabay
TECNOLOGIA

PR: Agrinho 2022 vai premiar projetos de programação e robótica

Parceria incentiva o uso da tecnologia para práticas inovadoras
Por:

O Programa Agrinho, desenvolvido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR em parceria com a Secretaria Estadual da Educação e do Esporte (Seed), tem duas premiações inéditas neste ano, nas áreas de programação e robótica. Os concursos, que possuem regulamentos distintos, já estão com as inscrições abertas. Ambos são destinados a alunos dos Ensinos Fundamental II e Médio matriculados na rede estadual de ensino.

A proposta dos concursos é incentivar e valorizar o ensino da tecnologia na geração de soluções inovadoras. Essa, inclusive, é a orientação para os projetos de ambos os concursos. De acordo com os regulamentos, o tema é livre, mas os projetos de programação devem ter relevância e contribuição social, enquanto os de robótica precisam ser destinados à resolução de problemas socioambientais.

“Em 27 anos de existência, o Agrinho sempre acompanhou a evolução da educação e as necessidades de aprendizagem dos estudantes paranaenses. Por isso, com essa parceria, reconhecemos a importância do desenvolvimento científico e tecnológico para a formação de profissionais qualificados e capazes de resolver problemas de forma criativa e inovadora”, afirma o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette.

No concurso de programação, os estudantes têm até o dia 29 de julho para submeter seus projetos à primeira etapa classificatória. Em robótica, as inscrições dos trabalhos devem ser realizadas até o dia 31 de julho, de forma individual ou em equipe. Os vencedores serão divulgados nos meses de setembro e outubro.

Programação

O concurso de programação é resultado de uma parceria com o Programa EduTech, desenvolvido pela Seed, para a formação de estudantes na área de tecnologia e inovação. No total, serão 128 projetos premiados, sendo quatro de cada Núcleo Regional de Educação (NRE). Os estudantes e professores responsáveis pelos projetos vencedores receberão um certificado e um smartphone. A divulgação do resultado será nos sites do Sistema FAEP/SENAR-PR (sistemafaep.org.br/agrinho) e do EduTech (educacao.pr.gov.br/programacao) no dia 13 de outubro.

A premiação está dividida em duas categorias: 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, cujos alunos devem estar matriculados no componente curricular de Programação e Tecnologia Computacional das escolas de Educação em Tempo Integral ou no Programa de Ampliação de Jornada – Programa EduTech (Games e Programação); e 1º ano do Ensino Médio, para estudantes matriculados no componente curricular de Pensamento Computacional. Os participantes também precisam ter concluído, no mínimo, 30% da sua trilha de estudo dentro da plataforma Alura até a data de submissão ao concurso.

Na categoria para Ensino Fundamental II, o projeto deverá ser desenvolvido em linguagem de programação Scratch, enquanto os estudantes do Ensino Médio devem realizar o projeto nas linguagens HTML, CSS ou Javascript.

O concurso acontece nas etapas escolar, regional e estadual. A primeira, até o dia 29 de julho, consiste no desenvolvimento e apresentação dos projetos na própria escola, que será responsável por avaliar e escolher um finalista por categoria até o dia 12 de agosto. Na fase regional, cada NRE vai selecionar dois projetos da categoria Ensino Fundamental

II e seis projetos da categoria Ensino Médio até o dia 19 de agosto. A etapa final do concurso será uma avaliação a nível estadual, com premiação de um projeto do Ensino Fundamental II e três do Ensino Médio por NRE.

Robótica

O concurso vai abranger projetos desenvolvidos por alunos das escolas estaduais que fazem parte do Programa Robótica Paraná. Para se inscrever, os alunos devem estar matriculados no 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II ou 1ª a 3ª/4ª séries do Ensino Médio. Serão 32 projetos premiados, sendo um por NRE, com entrega de smartphones

para os alunos e professores responsáveis. O resultado será divulgado no dia 19 de setembro nos sites do Sistema FAEP/SENAR e da Seed (aluno.escoladigital.pr.gov.br e professor.escoladigital.pr.gov.br).

Os professores responsáveis pelas aulas de robótica deverão orientar os projetos a serem desenvolvidos pelos estudantes, de forma individual ou em equipes de dois a cinco participantes. Os docentes devem registrar todas as fases do trabalho em fotos e vídeos.

Entre os dias 1º e 5 de agosto, cada escola participante deve organizar um evento para avaliar os projetos desenvolvidos até o dia 31 de julho e escolher um como representante da escola na etapa regional no concurso. No prazo de 8 a 26 de agosto, os NREs vão receber os projetos selecionados, que deverão ser apresentados por seus autores de forma online para uma banca avaliadora entre 29 de agosto e 2 de setembro.

Após a avaliação, cada NRE vai selecionar três projetos que seguirão para a fase estadual, totalizando 96 trabalhos. O período para inscrição nessa etapa será de 5 a 9 de setembro. Na sequência, entre 12 e 16 de setembro, os projetos finalistas deverão ser apresentados novamente à uma banca avaliadora, que vai escolher os vencedores. Os critérios para avaliação dos trabalhos incluem complexidade, inovação, impacto na sociedade e apresentação do projeto.

Concursos Agrinho e Redação Paraná

Ao todo, neste ano, o Programa Agrinho conta com quatro concursos, com diferentes características e cronogramas. Além das premiações de programação e robótica, ainda no âmbito da parceria com o governo do Estado, o programa conta com o concurso Redação Paraná. O Sistema FAEP/SENAR-PR também mantém o tradicional Concurso Agrinho, promovido há 27 anos.

O Concurso Redação Paraná Nota 10 – Agrinho está dividido nas categorias 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II; 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II; e 1ª, 2ª e 3ª/4ª séries do Ensino Médio, em cada um dos 32 NREs. O tema é “Sustentabilidade ambiental” e o período para inscrições vai até 1º de julho.

Serão distribuídos 1.344 celulares smartphones como prêmio para os autores dos trabalhos classificados em 1º, 2º e 3º lugares conforme os anos escolares de cada NRE, bem como seus respectivos professores. O resultado do concurso será divulgado na segunda quinzena de outubro nos sites do Sistema FAEP/SENAR-PR e da Seed (educacao.pr.gov.br).

O tradicional Concurso Agrinho segue acontecendo de forma similar aos anos anteriores. Os trabalhos devem ser enviados pelo professor no sistema do Agrinho, junto com a ficha de inscrição assinada pela direção da instituição de ensino. O tema é “Sustentabilidade ambiental” e o período para inscrições termina no dia 31 agosto.

As categorias são Desenho Educação Especial, Desenho 1º ano, Redação 2º ao 9º ano, Escola Agrinho, Município Agrinho e Núcleo Regional de Educação, cuja premiação inclui smartphones, tablets, notebooks e projetores multimídia. Ainda, há a categoria Experiência Pedagógica, que vai premiar três automóveis aos professores vencedores da etapa estadual. O resultado será divulgado na segunda quinzena de outubro no site do Sistema FAEP/SENAR-PR.

A cerimônia de encerramento do Programa Agrinho 2022 está prevista para acontecer no dia 7 de novembro, em Curitiba.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.