CI

PR/Abacaxi: Florescimento induzido uniformiza produção

As condições ambientais estimulam o florescimento do abacaxizeiro. Dias curtos e temperaturas baixas desencadeiam a floração. Para uniformizar a produção, a recomendação é para o uso de indutores artificiais de floração


O ciclo do abacaxi no estado é de 24 meses, com tempo médio de 18 meses. O tamanho e o tipo da muda mais a época de plantio determinam o período de produção. "Quanto maior a muda, mais curto pode ser o ciclo", orienta material produzido pelo Iapar.

As condições ambientais estimulam o florescimento do abacaxizeiro. Dias curtos e temperaturas baixas desencadeiam a floração. Para uniformizar a produção, a recomendação é para o uso de indutores artificiais de floração. "A colheita pode ser programada, em períodos de preços de mercado mais vantajosos", explica o técnico da Emater, Antonio Roberto Gonçalves.


Para isso são utilizados um tipo de hormônio vegetal, uréia e água. A mistura deve ser aplicada diretamente no roseta foliar da planta, preferencialmente à noite. "A aplicação pode ocorrer no início da manhã (até às 9 horas) ou no final da tarde. As horas quentes do dia diminuem a eficiência do produto", informa Gonçalves.


Depois de formados os abacaxis devem ser protegidos dos raios solares. "O sol queima a casca da fruta prejudicando seu valor comercial", diz o técnico. Para isso, o abacaxi precisa sem ""embrulhado"" com papel. Folhas de jornal simples ou duplas são as mais utilizadas. (C.G.)
Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7