CI

Pré-germinação fortalece mudas de café

Os benefícios da prática incluem a produção de mudas mais vigorosas


Os benefícios da prática incluem a produção de mudas mais vigorosas Os benefícios da prática incluem a produção de mudas mais vigorosas - Foto: Pixabay

A pré-germinação de sementes de café é um processo fundamental para assegurar a uniformidade e o vigor das mudas, pontos decisivos para a implantação de lavouras produtivas e saudáveis. Segundo o agrônomo moçambicano Gilberto Estacha, essa prática tem se consolidado como etapa estratégica para reduzir perdas e otimizar resultados na cafeicultura.

O objetivo principal da pré-germinação é quebrar a dormência fisiológica das sementes, acelerando e uniformizando a emergência das plântulas. Além disso, contribui para minimizar falhas de germinação e reduzir o ataque de fungos, fatores que comprometem o desenvolvimento inicial da lavoura. Para isso, o processo começa pela seleção criteriosa de sementes maduras, de frutos cereja e sem defeitos, seguida da retirada da mucilagem por lavagem e de uma secagem parcial, até alcançar de 30% a 35% de umidade.

Entre as técnicas mais utilizadas em Moçambique estão a “pré-germinação em caixas”, onde as sementes ficam dispostas entre camadas de areia úmida em ambiente sombreado, e o “canteiro de pré-germinação”, no qual são levemente cobertas por areia lavada em canteiros irrigados frequentemente. Em ambos os métodos, é essencial manter a umidade sem encharcar, proporcionar sombreamento de 50% a 70% e garantir temperatura entre 25°C e 30°C. O processo dura, em média, de 30 a 60 dias, até o surgimento da radícula, momento ideal para o transplante.

Os benefícios da prática incluem a produção de mudas mais vigorosas, economia de espaço e insumos — já que apenas sementes germinadas são repicadas — e menor incidência de perdas por falhas ou doenças. Para melhores resultados, recomenda-se o tratamento prévio das sementes com fungicidas, a fim de evitar problemas como Rhizoctonia e Pythium, e o manuseio cuidadoso das plântulas para não danificar a radícula.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.