CI

Preço do diquat sobe mais que glifosato na China

Substituto natural do paraquat foi dominado pelo glifosato por muitos anos - hoje está contra-atacando


Foto: Divulgação

O diquat por muitos anos ficou atrás na comparação com os outros principais herbicidas não seletivos: glifosato, paraquat e glufosinato. Recentemente o diquat técnico (concentração de 40%) disparou no mercado chinês, superando inclusive o aumento de preço do glifosato no mesmo período. 

O produto, que é o substituto natural do paraquat e foi dominado pelo glifosato por muitos anos, hoje está contra-atacando. Quais são as razões por trás desse fenômeno? Essa tendência de crescimento é sustentável? A resposta foi dada no portal especializado AgroPages por Wen SU, Mestre em Defesa Vegetal do Grupo de Cooperação Técnica e Econômica Internacional de Jiangsu.

De acordo com eles, as razões para o forte aumento do preço do diquat podem ser resumidas da seguinte forma:

1. O preço da 2,2-dipiridina por tonelada no mercado chinês aumentou, enquanto a falta de oferta levou a uma produção anormal nas fábricas, elevando o preço do paraquat.

2. O preço do bromo também aumentou e a escassez foi mantida por algum tempo. Atualmente, está relativamente estável, mas o preço pode subir novamente no segundo semestre do ano.

3. Os preços do glifosato e do glufosinato dispararam, e o paraquat foi proibido em alguns países, principalmente no Brasil, resultando no aumento da demanda por diquat.

Segundo os principais fabricantes de diquat acreditam que o preço do diquat não cairá por, pelo menos, entre cinco a seis meses. De acordo com eles, alta temporada normal para a aquisição de pesticidas ocorre justamente na segunda metade do ano.

Syngenta, Yonon, Red Sun e Shandong Luba são os principais fornecedores de concentrado técnico diquat 40%. A capacidade anual da Red Sun é de 20.000 toneladas, seguida pela Yonon com 18.000 toneladas, Shandong Luba com 12.000 toneladas e Syngenta com 10.000 toneladas.

O Brasil possui 13 produtos registrados à base de diquat, confira AQUI no Agrolinkfito.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.