CI

Preço do leite cai 6,46% no Mato Grosso

Queda no consumo pressiona derivados lácteos no estado


Foto: Divulgação

Segundo a análise semanal do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgada na segunda-feira (8), o produtor de leite em Mato Grosso recebeu, em média, R$ 2,06 por litro em novembro de 2025, queda de 6,46% no comparativo mensal. O instituto afirma que a baixa “esteve relacionada ao aumento da disponibilidade de leite no estado”, favorecida pelo retorno das chuvas, que ofereceu suporte às pastagens.

O levantamento aponta que, no atacado e no varejo, foram registradas quedas nos preços, situação que indica “uma demanda mais fria”. No atacado, a cesta de derivados — calculada em índice de base 100 de janeiro de 2020 e composta por manteiga, leite pasteurizado, bebida láctea, doce de leite e queijos muçarela, prato, provolone e minas frescal — apresentou retração de 3,63 pontos percentuais, encerrando o mês em 118,33 pontos.

No varejo, o recuo foi de 0,62 ponto percentual, atingindo 150,72 pontos. De acordo com o Imea, “com o aumento da oferta nacional, impulsionada tanto pela maior produção nas bacias leiteiras quanto pelo avanço das importações, os laticínios operaram com margens apertadas ao longo do ano”, o que limitou o repasse ao produtor e comprometeu a cadeia produtiva.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7