Quase 5% das galinhas poedeiras nos Estados Unidos morreram em surtos de gripe aviária altamente patogênica nas últimas seis semanas, disseram dados do USDA na quarta-feira. Os preços dos ovos estavam subindo mais rápido do que a taxa geral de inflação de alimentos, embora houvesse uma ampla oferta antes da Páscoa e da Páscoa.
Mais de 27 milhões de aves em bandos domésticos, principalmente galinhas e perus, morreram de HPAI ou no abate de bandos infectados este ano. Cerca de 18,7 milhões delas eram galinhas poedeiras. As últimas perdas foram de quase 2 milhões de poedeiras em fazendas no centro de Minnesota e nordeste de Nebraska. Os preços no atacado de uma dúzia de ovos grandes no Centro-Oeste esta semana foram quase o triplo do preço de um ano atrás, de acordo com a empresa de análise de mercado Urner Barry, informou a Axios.
“O que podemos dizer é que o estoque de ovos no supermercado para suas celebrações de Páscoa e Páscoa continua alto”, disse a economista Veronica Nigh , da American Farm Bureau Federation, em um blog. “A desvantagem – você terá que pagar mais por eles.” O alto preço dos ovos “sugere que o mercado não acredita necessariamente que a indústria [avícola] tenha o HPAI contido ainda”, escreveu Nigh.
Antes do HPAI ser detectado em granjas de ovos no início de março, havia 390 milhões de galinhas no rebanho de postura dos EUA. A perda de 18,7 milhões de galinhas equivaleria a 4,8% do total dos EUA. Surtos de gripe aviária de “caminho alto” começaram um mês antes, em 8 de fevereiro, entre perus, frangos de corte e rebanhos de quintal.