CI

Preços agrícolas em SP mostram queda de 1,90% na 1ª semana de fevereiro



Os preços agrícolas recebidos pelos produtores paulistas apresentaram variação negativa de 1,90% na primeira quadrissemana de fevereiro, com recuperação de 0,09 ponto porcentual em relação ao mês de janeiro. Com isso, o Índice de Preços Recebidos (IPR) pelos agricultores manteve a tendência de queda, informa o pesquisador Nelson Batista Martin, do Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.

Dos 19 produtos analisados, quatro apresentaram crescimento nos preços (banana, batata, café e cebola), enquanto 12 produtos tiveram reduções (amendoim, arroz, cana-de-açúcar, laranja, milho, soja, tomate, aves, boi, leite, ovos e suínos).

O destaque de alta foi mais uma vez a batata (+48,57%), enquanto a maior queda foi verificada no preço do tomate (-22,50%). Entre os produtos de origem vegetal, o aumento nos preços dos subgrupos de grãos e olerícolas foi mais que compensado pela redução nos preços das frutas, fazendo com que o preço do grupo diminuísse 1,33%. Já no segmento animal, o recuo nas cotações de todos os produtos levou o preço do grupo à redução de 2,94%. O resultado foi a retração de 1,90% no índice geral (IPR).

Segundo o pesquisador Nelson Martin, a menor oferta na safra de batata das águas no ano agrícola 2003/04, mesmo com a queda no poder de compra dos consumidores, fez com que os preços do produto iniciassem expressiva recuperação nos últimos 30 dias.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.