Oscilação de preços marca semana das hortaliças
Aumento na cotação da abóbora e tomate
No mercado de frutas e verduras, a precificação é fortemente influenciada pela dinâmica entre oferta e demanda. Fatores como chuvas nas regiões produtoras, baixas temperaturas e aumento dos custos de produção (insumos, combustível, etc.) também desempenham um papel crucial.
A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) e suas vinculadas – Emater-MG, Epamig e IMA - realizou o monitoramento dos preços dos principais produtos comercializados no CeasaMinas, entreposto de Contagem com o objetivo de identificar o abastecimento alimentar no estado de Minas Gerais. Segundo a análise, os preços médios das principais hortaliças comercializadas no entreposto de Contagem da CeasaMinas, entre as semanas de 15 a 19 de julho de 2024 e de 22 a 26 de julho de 2024, notou-se que nenhum produto manteve estabilidade nos preços. Entre as hortaliças analisadas, abóbora moranga, quiabo e tomate apresentaram elevação nas cotações.
Abóbora Moranga e Quiabo: Apesar de os preços normalmente serem mais baixos para o consumidor nesta época do ano, houve um aumento nas cotações semanais.
Tomate: Ao longo da semana, observou-se um aumento gradual e lento nos preços. Isso ocorreu devido à menor disponibilidade de frutos para colheita nesta semana, causada pelo adiantamento no ciclo e formação dos tomates. Além disso, temperaturas mais amenas em algumas regiões produtoras retardaram a maturação, limitando a oferta, embora esta ainda esteja elevada.
Entre as hortaliças que apresentaram queda nas cotações estão abobrinha italiana, alho, batata, cebola, cenoura, chuchu e pimentão.
Abobrinha Italiana, Chuchu e Pimentão: Segundo o calendário de comercialização da CeasaMinas, os preços estão mais favoráveis para o consumidor.
Alho: Em Minas Gerais, o início da colheita do alho aumentou a oferta, resultando na redução dos preços.
Batata: A queda contínua dos preços ao longo da semana era esperada devido à intensificação da colheita da safra de inverno em todas as regiões produtoras.
Cebola: O clima favorável, com temperaturas amenas, aumentou a produtividade, resultando em maior oferta de bulbos. Muitos produtores têm colhido os bulbos ainda verdes na tentativa de manter os preços elevados, aumentando ainda mais a oferta.
Cenoura: A maior oferta nacional tem pressionado os preços semana após semana, prejudicando parte dos produtores.
A variação nos preços das hortaliças reflete a complexidade do mercado agrícola, onde múltiplos fatores influenciam a oferta e a demanda, resultando em constantes flutuações nos valores comercializados.