Preços do boi seguem estáveis em São Paulo
Exportações de carne sobem 41,7% em novembro
Foto: Canva
De acordo com a análise divulgada na terça-feira (25) no informativo “Tem Boi na Linha”, da Scot Consultoria, os preços do boi gordo permaneceram estáveis nas praças paulistas. A consultoria apontou que “ainda existia um cenário de indecisão entre os compradores”, com parte deles sem indicar valores para adquirir boiadas, enquanto algumas indústrias ofertaram quantias inferiores às referências. Apesar disso, poucos negócios foram fechados nesses patamares, o que impediu alterações nas cotações das categorias no estado.
Segundo o informativo, “esse cenário de indecisão parece ter sido favorecido por duas notícias” que influenciaram o mercado em menos de uma semana: a retirada da tarifa de 40% sobre a carne bovina brasileira pelos Estados Unidos e a postergação, para 26 de janeiro, da investigação de salvaguarda conduzida pelo governo chinês. As escalas de abate nas praças paulistas estavam, em média, em sete dias.
Na região Sudoeste de Mato Grosso, a oferta de bovinos aumentou, inclusive de animais de pasto. A consultoria informou que, “com o bom volume de vendas de carne, a cotação ficou estável para todas as categorias”. As escalas de abate estavam, em média, em 19 dias.
No Norte do estado, o informativo registrou também estabilidade nas cotações de todas as categorias. As escalas de abate estavam, em média, em 17 dias.
Em relação às exportações de carne bovina in natura, até a terceira semana de novembro foram embarcadas 238,2 mil toneladas, com média diária de 17 mil toneladas. O volume apresenta aumento de 41,7% em relação ao mesmo período de 2024 e já supera o total exportado em novembro do ano passado. A cotação média da tonelada ficou em US$ 5,5 mil, variação positiva de 12,7% na comparação anual.