CI

Previsão do tempo para 15 dias em Santa Catarina

Segunda-feira com sol e calor em SC, com pancadas isoladas de chuva


Segunda-feira com sol e calor em SC, com pancadas isoladas de chuva

Segunda-feira (11/04): Presença de sol em todas as regiões de SC, com pancadas isoladas de chuva entre a tarde e noite no Litoral e áreas próximas, devido a convecção associada ao calor e a umidade proveniente de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) no oceano. Temperatura em elevação. Vento de nordeste a noroeste no Oeste e Meio Oeste, e de sudeste a nordeste nas demais regiões, fraco a moderado.


Terça-feira (12/04): Sol em todas as regiões de SC, com aumento de nebulosidade nas regiões do Planalto Sul, Litoral Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis e chuva à noite nas demais regiões, especialmente na divisa com o paraná. Temperatura em elevação. Vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado.

Quarta-feira (13/04): Tempo estável com presença de sol e algumas nuvens nas regiões do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Nas demais regiões, chuva na madrugada com sol no decorrer do dia. Temperatura em elevação. Vento de nordeste, fraco a moderado com rajadas.

Quinta-feira (14/04): Presença de sol em todas as regiões, com chuva à noite nas regiões do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Planalto Norte e Litoral Norte e pancadas de chuva entre a tarde e noite nas demais regiões, devido a passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil. Há risco de temporal e granizo isolado. Temperatura elevada. Vento de nordeste a norte, fraco a moderado com rajadas.

Sexta-feira (15/04): Tempo instável, encoberto com chuva em todas as regiões de SC. Risco de temporal isolado. Temperatura amena. Vento de nordeste a sudeste, moderado com rajadas.

TENDÊNCIA 16 a 26/04/2011

Nesse período o tempo fica mais firme e seco em boa parte do estado, com chuva mais frequente no Litoral, especialmente, da Grande Florianópolis ao Litoral Norte, associada à circulação marítima. A temperatura terá maior amplitude térmica, ou seja, temperatura mais baixa na madrugada e mais elevada durante o dia.

E o que é comum na estação de outono (climatologia)? Nos meses de abril e maio, as chuvas diminuem significativamente em relação ao observado no verão, ficando em torno de 100mm a 160mm. Episódios de calor intenso são comuns, caracterizando o veranico, mas intercalados com períodos frios, ocorrência de geada e até precipitação de neve, especialmente no Planalto Sul. Nesta época, é comum a ocorrência de dias e noites de céu claro, o que favorece a grande amplitude térmica diária (diferença entre a temperatura mínima e máxima). A formação de nevoeiros noturnos, nos vales, associada a baixas temperaturas, confere às regiões, especialmente do Planalto, características europeias. Também é a época de atuação dos ciclones extratropicais, próximo ao litoral, que oferecem perigo às embarcações, quando os ventos fortes e mar agitado muitas vezes resultam em ressaca.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.