CI

Primeiro embarque de limão argentino chega aos EUA

País enviará 30 mil toneladas da fruta anualmente à Costa Leste


A Argentina embarcou as primeiras 30 mil toneladas de limões para a Costa Leste dos Estados Unidos. A abertura do mercado de limões para a Argentina foi dada em agosto de 2017 e permitirá uma cota de 30 mil toneladas por ano.

O presidente da Argentina, Mauricio Macri, e o seu ministro de Agricultura, Luis Miguel Etchevehere, comemoram a abertura do novo mercado para os limões argentinos em um ato político realizado na província de Tucumán. A província é responsável pela produção de 90% dos limões argentinos.

“A Argentina está aberta às oportunidades de comércio globais, especificamente no setor de cítricos, e foi o único país que conseguir ter acesso tanto ao mercado brasileiro quanto ao mercado americano ao mesmo tempo. Nós também estamos conseguindo acesso ao mercado mexicano”, afirmou Macri.

Em uma vista oficial de Macri aos Estados Unidos, o presidente Donald Trump chegou a brincar que ele estava “preocupado com a Coreia do Norte, ele [Macri] com os limões”. Naquela ocasião, Trump havia se comprometido a trabalhar pela abertura do mercado norte-americano de limões para os argentinos. Os produtores da Califórnia fizeram forte lobby para vedar a entrada dos produtos da Argentina, mas o acordo foi que o acesso seria restrito à Costa Leste dos Estados Unidos.

Antes de 2001, a Argentina já exportou US$ 100 milhões em limões aos Estados Unidos até serem proibidos. A empresa que enviou o primeiro barco foi a Argenti Lemon, fundada em 1997, que vende a fruta para suco concentrado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.