CI

Primeiro pivô com energia solar começa a operar

O pivô solar deve ser lançado até o final deste mês


Foto: Divulgação

O Portal Agrolink mostrou em recente reportagem que as empresas Solbras (energia solar) e Valley (irrigação) iriam instalar em Minas Gerais o primeiro pivô totalmente movido por energia solar no mundo. Finalmente, em uma live nesta quinta-feira (16), foram revelados mais detalhes do projeto.

VEJA: Empresas anunciam primeiro pivô do mundo acionado por energia solar

O pivô solar está em testes há mais de seis meses e deve ser lançado até o final deste mês. O primeiro exemplar está instalado na cidade de Perdizes, no Triângulo Mineiro.

Além da geração direta de energia para o pivô, o equipamento traz como grande inovação a potência alcançada, em larga escala. São 128 kw de pico, movimentando 10 lances de pivô. Na propriedade, irriga 96 hectares, por 6 a 8 horas diárias. A solução promete ampliar as áreas irrigadas no mundo, possibilitando o uso em locais sem acesso à rede elétrica.

O investimento depende da escolha de fatores como o tipo de tecnologia – fixa ou móvel –, do tamanho da área e tempo de irrigação: No projeto de Perdizes, o investimento ficou em pouco mais de R$ 500 mil.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.