CI

Primeiro viveiro para produção de mudas de lúpulo

De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Produtores de Lúpulo (Aprolúpulo), 12.356 toneladas foram produzidas no ano passado


Foto: Pixabay

Texto: Correspondente Iara Siqueira 

O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking de mercado produtor de cerveja do mundo. Sim, estamos falando da bebida preferida de milhares de brasileiros. Entre os ingredientes básicos estão água, malte e lúpulo. As mais elaboradas possuem frutas, pimentas e o que a imaginação permitir misturar.

O lúpulo, planta utilizada na fabricação de cerveja, ganhou uma capital, Teresópolis, região fluminense, a 55 km da capital Rio de Janeiro, recebeu o título de Capital Nacional do Lúpulo, com a publicação da Lei nº 14.414/2022 no Diário Oficial da União. 

A cidade teve o primeiro viveiro para produção de mudas de lúpulo no Brasil com certificação de origem reconhecida pelo Mistério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). O cultivo da planta pode ajudar a atender a demanda de cervejarias nacionais que na maioria das importam o insumo de outros países.

De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Produtores de Lúpulo (Aprolúpulo), 12.356 toneladas foram produzidas no ano passado. No Rio de Janeiro, a produção de mudas de lúpulo em 2021 chegou a 26.539 unidas, todas produzidas em Teresópolis, já para 2022, a estimativa é de 50.000 mudas. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.