Primeiro viveiro para produção de mudas de lúpulo
CI
Imagem: Pixabay
SAIBA ONDE

Primeiro viveiro para produção de mudas de lúpulo

De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Produtores de Lúpulo (Aprolúpulo), 12.356 toneladas foram produzidas no ano passado
Por: -Aline Merladete

Texto: Correspondente Iara Siqueira 

O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking de mercado produtor de cerveja do mundo. Sim, estamos falando da bebida preferida de milhares de brasileiros. Entre os ingredientes básicos estão água, malte e lúpulo. As mais elaboradas possuem frutas, pimentas e o que a imaginação permitir misturar.

O lúpulo, planta utilizada na fabricação de cerveja, ganhou uma capital, Teresópolis, região fluminense, a 55 km da capital Rio de Janeiro, recebeu o título de Capital Nacional do Lúpulo, com a publicação da Lei nº 14.414/2022 no Diário Oficial da União. 

A cidade teve o primeiro viveiro para produção de mudas de lúpulo no Brasil com certificação de origem reconhecida pelo Mistério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). O cultivo da planta pode ajudar a atender a demanda de cervejarias nacionais que na maioria das importam o insumo de outros países.

De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Produtores de Lúpulo (Aprolúpulo), 12.356 toneladas foram produzidas no ano passado. No Rio de Janeiro, a produção de mudas de lúpulo em 2021 chegou a 26.539 unidas, todas produzidas em Teresópolis, já para 2022, a estimativa é de 50.000 mudas. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.