Produção de café deve cair 2,4%
A estimativa de produção nacional é atingir 36,6 milhões de sacas
O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) realizado em abril, e divulgado nesta quinta-feira (10-05) pelo IBGE, estima que a produção de café será 2,4% inferior em relação à previsão de março. A estimativa de produção nacional, que era de 37,5 milhões de sacas em março, passa a ser, em abril, de 36,6 milhões de sacas a serem colhidas em 2007.
A reavaliação de rendimento realizada em Minas Gerais e São Paulo, respectivamente, 1º e 3º maiores estados produtores, responde pela maior parte da alteração nos dados. Em Minas Gerais, em relação a março, o decréscimo é de 2,8%, e em São Paulo, de 16,5%.
Estima-se que a safra 2007 será 15,3% inferior à de 2006. Essa redução se acentua, quando avaliados os grandes estados informantes de café: Minas Gerais (-22,9%) e São Paulo (-39,8%). O Espírito Santo mostra acréscimo (4,5%), assim como a Bahia (2,2%).
O decréscimo de 15,3% reflete a bianualidade da cultura em seu ciclo de baixa. As safras de 2003 e 2005, também anos de baixa produtividade, mostraram índices de negativos de 19,9% e 13,5%, respectivamente, evidenciando o fato de que, por ser o cafeeiro uma planta bianual, o comportamento segue um padrão semelhante, desde que não haja severas interferências de condições climáticas. Além da bianualidade, não houve, neste ciclo de produção, nenhum fenômeno excepcional que tenha afetado a frutificação de 2007 de maneira significativa. As informações são da assessoria de imprensa do IBGE.