CI

Produção de grãos deve sofrer leve queda em Rondônia

A produção de grãos está estimada em 3,5 milhões de toneladas


Foto: Pixabay

A produção de grãos em Rondônia na safra 2023/2024 está estimada em 3,5 milhões de toneladas, 5,7% menor do que a obtida na safra 2022/2023, devido a condições climáticas desfavoráveis. A soja continua sendo a principal cultura agrícola do estado, com área plantada de 601 mil hectares e produção estimada de quase dois milhões de sacas.

Com aumento estimado de 2% em relação à safra anterior, a produção de arroz no estado na safra 2023/2024 deverá alcançar cerca de 125 mil toneladas, em uma área plantada de 37,9 mil hectares, 1,6% superior à da safra 2022/2023. Esse aumento da área, embora pequeno, pode estar diretamente relacionado com a recuperação dos preços do produto no mercado interno.

Com relação ao milho segunda safra, eventos climáticos desfavoráveis, em algumas regiões do estado,provocaram atraso no plantio das culturas de primeira safra, principalmente a soja, fizeram com que a janela para o plantio ficasse prejudicada, o que, aliado aos preços baixos pagos pelo produto, desestimulou os produtores. Em virtude desses fatores, a área plantada com a cultura na segunda safra deverá decrescer 7,5% em relação à safra 2022/2023, alcançando 267 mil hectares. A produção está estimada em cerca de 1,4 milhão de toneladas, 9,3% menor do que a da safra anterior.

Os dados são divulgados pelo Informativo Agropecuário de Rondônia, produzido pela Embrapa. Em sua décima terceira edição, o informativo fornece uma análise detalhada da estimativa da safra de grãos no estado, compilando informações de diversas fontes oficiais, como Conab, IBGE, Mapa e Emater-RO, entre outros.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.